CAN2025: Mabululu e Nteka colocam Angola na liderança do Grupo F

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 10 Setembro de 2024 | 00h37
Selecção de futebol de Angola
Selecção de futebol de Angola
Nelson Malamba- ANGOP

Luanda - Golos de Mabululu (51´) e de Randy Nteka (81´) colocaram, esta segunda-feira, em Luanda, Angola na liderança do Grupo F de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN2025), a disputar-se em Marrocos, com seis pontos, após vitória sobre o Sudão, por 2-1.

Na partida da segunda jornada, disputada no Estádio 11 de Novembro, os Palancas Negras entraram a pressionar os sudaneses, que que marcaram por Walleldir Khidir, aos 55 minutos.

 Aos três minutos, o angolano Gelson Dala isolou-se na área adversária e cruzou para Mabululu, que não conseguiu visar a baliza do guarda-redes sudanês.

Aos 15 minutos, Milson é travado irregularmente na área adversária por um defesa, mas o árbitro nada assinalou, dando seguimento ao jogo,.

Decorridos 30, Abobaker Mamoun, na grande área, rematou para a bola rente ao poste da baliza defendida por Neblu.

Em resposta, o atacante Gelson Dala isolou-se e, na entrada da pequena área, driblou um adversário, mas foi travado de forma irregular, e, novamente, o árbitro mandou o jogo continuar.  

No intervalo, a Federação Angolana de Futebol (FAF) homenageou alguns jogadores que fizeram parte das selecções nacionais, como Gilberto, Akwá, Zé Kalanga, Pedro Mantorras, Manucho Gonçalves, Djalma Campos, entre outros.

No reatamento do desafio, Angola entrou a carregar e, aos 51 minutos, Milson foi importunado na área pelo guarda-redes do Sudão e o árbitro assinalou penalti, convertido por Mabululu.

Mas, aos 55, o Sudão chegou ao empate, com golo de Walleldir Khidir, de cabeça, aproveitando um erro do guarda-redes Neblu.

Inconformados, os jogadores angolanos continuaram a “fustigar” o reduto defensivo do adversário, até que Randy Nteka, com espaço, rematou forte de fora da área e fez o golo da vitória, aos 80 minutos, para a euforia dos cerca de 40 mil adeptos presentes no campo, incluíndo o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, e de milhares de adeptos esoalhados pelo país e mundo.    

Com a vitória, Angola soma seis (6) pontos, passando para a liderança do Grupo F, seguindo pelo Sudão (3 pts), Ghana e Níger, com um (1) cada.  BSV/VAB/WR



Tags


Notícias de Interesse

Kilamba privado do abastecimento de água potável

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 23h01

Exposição celebra Dia do Herói Nacional em Brasília 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 22h06

Cuanza-Norte recebe meios informáticos para Censo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46

Ministro da Cultura exalta Augusto Chakaya

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h41

+