Luanda – Os angolanos Jerson Emiliano dos Santos e Ivanildo Lopes estão entre os 32 árbitros assistentes seleccionados pela Confederação Africana de Futebol (CAF), visando a participação na 34ª edição do CAN’2024, a disputar-se de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro na Côte d’Ivoite.
Egipto (2 masculinos e 1 feminina) e Angola, Argélia, Quénia, Côte d’Ivoire, Senegal, Marrocos, Camarões (1 masc e 1 fem) e Quénia são os países que mais forneceram com dois cada, seguidos por Moçambique, Benin, Congo, Lesotho, Líbia, Madagáscar, Togo, São Tomé e Principe, Burkina Faso e Djibouti todos com um.
Angola não integra a lista dos 26 juízes principais indicados pela comissão de arbitragem da CAF, na qual destaca-se a presença da única mulher, a marroquina Karboubi Bouchra.
Para esta competição, saliente-se, foram igualmente seleccionados 12 vídeo-árbitros, dos quais três senhoras, que vão ajudar dar solução em alguns casos duvidosos.
Entre os árbitros angolanos que já participaram em fases finais da maior competição futebolística do continente, destaca-se o Hélder Martins de Carvalho, já reformado pela FIFA.
Durante a carreira, Hélder Martins apitou três Taças de África das Nações (CAN), disputadas em Angola (2010), Egipto (2019) e Camarões (2021).
Esteve envolvido, igualmente, em 2011, no desafio da final do CAN Sub-17, no dia 22 de Janeiro, entre Burkina Faso e Rwanda (2-1), no Estádio Amahoro, na cidade de Kigali.
Nesta edição na Côte d'Ivoite, os Palancas Negras (designação oficial da Selecção Nacional) estão no grupo D, ao lado da Argélia, seu adversário de estreia, Mauritânia e Bukina Faso.
FN