Bouaké (Do enviado especial) – A Selecção do Senegal lidera a estatística, após a conclusão hoje, segunda-feira, da primeira jornada dos Grupos (A, B e C ) do Campeonato de África das Nações (CAN’2023), com três golos marcados e nenhum sofrido.
Os senegaleses (detentores do troféu) derrotaram hoje a similar da Gâmbia, por 3-0, para o grupo C.
As posições imediatas são ocupadas pela Côte d’Ivoire (anfitriã desta 34ª edição), com dois tentos, após triunfo sobre a Guiné Bissau, por 2-0.
Seguem-se também com dois golos marcados e tantos outros consentidos, as equipas nacionais de Cabo Verde, Moçambique e Egipto.
Com um golo rubricado estão as selecções dos Camarões, Guiné e Ghana, respectivamente.
Angola e Argélia (Grupo D), também entram na estatística com um golo cada, após empatarem (1-1).
A lista dos melhores artilheiros é liderada por Lamine Camara (Senegal) que bisou na vitoria de 3-0 sobre a Gâmbia. Vem a seguir uma lista de 13 jogadores com um golo cada.
Trata-se de Pape Gueye (Senegal), Alexandre Djiku (Ghana), Jamiro Monteiro e Garry Rodrigues (Cabo Verde), Mostafa Mohamed e Mohamed Salah (Egipto), Wiiness Quembo e Clésio Baúque (Moçambique).
Também com um tento seguem-se Seko Fofana e Jean Philppe Krasso (Côte d’Ivoire), Victor Osimehen (Nigéria), Iban Salvador (Guine Equatorial), Frank Magri (Camarões) e Mohamed Bayo (Guiné). Mabululo (Angola) e Baghdad Bounedjah (Argélia), também já integram o lote dos melhores marcadores.
Já foram expulsos dois jogadores, designadamente Ebou Adawa (Gâmbia) e François Kamano (Guiné).
MC/FN