Bouaké, Côte d'Ivoire (Do enviado especial) – A Selecção da Nigéria empatou (1-1) hoje, em Abidjan, diante da congénere da Guiné Equatorial, no encerramento da primeira jornada (Grupo A) do Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN’2023), que decorre desde sábado (13), na Côte d’Ivoire.
A Guiné Equatorial adiantou-se no marcador, aos 36 minutos, por intermédio de Iban Salvador, enquanto os nigerianos empataram aos 38 por Victor Osimehen.
Apesar do favoritismo teórico, resultante do seu plantel mais mediatizado, os nigerianos não conseguiram contrapor a bem organizada selecção equato-guineense, que deu boa réplica durante os 90 minutos de jogo.
Com este resultado, a Côte d'Ivoire, que venceu sábado a Guiné-Bissau, por 2-0, na abertura da prova, lidera o Grupo A com três pontos, mais dois que a Guiné Equatorial e a Nigéria, nos lugares imediatos.
A Guiné-Bissau, um dos quatro representantes lusófonos, ocupa o último posto sem pontuar, fruto de uma derrota (0-2).
Ainda este domingo, jogam as selecções do Egipto e de Moçambique, às 18h00, e do Ghana e Cabo Verde, às 21h00, na abertura do Grupo B.
O CAN2023 decorre até 11 de Janeiro, com a participação de 24 selecções, incluindo a de Angola, que se estreia segunda-feira (15) diante da Argélia, às 21h00. MC/FN