Luanda – A África do Sul apurou-se hoje, sábado, para as meias-finais do CAN’2023, com vitória sobre Cabo Verde, por 2-1, aos penáltis, em jogo dos quartos-de-final, da prova que decorre na Côte d`Ivoire.
No tempo regulamentar e no prolongamento da partida, disputada em Yamoussukro, as duas equipas nacionais estavam empatadas sem golo.
O guarda-redes Wilians, dos Bafana Bafana (designação da selecção sul-africana) foi o maior protagonista do jogo, ao defender quatro penaltes, enquanto o seu colega de posição, o cabo-verdiano Vozinha, teve duas defesas.
Quarta-feira (7), os sul-africanos vão defrontar nas meias-finais a Nigéria, que venceu Angola nos quartos-de-final, por 1-0.
No mesmo dia, a RD Congo, por seu lado, mede forças com a anfitriã Côte d'Ivoitre, que afastou o Mali, merce da vitória de 2-1, já no prolongamento.
No tempo regulamentar registava-se empate a um golo.
Os jogos para determinar o terceiro classificado acontece no dia dez, enquanto o confronto da final no dia 11.
Este CAN devia disputar-se em 2023, mas fortes chuvas, no período previsto, motivaram o adiamento para o presente ano, por parte da Confederação Africana de Futebol (CAF). FN