CAN´2023: Angola precisa de trinco dinâmico no meio campo

     Desporto              
  • Cunene • Quarta, 24 Janeiro de 2024 | 18h18
CAN2024: Jogo Angola VS Argélia
CAN2024: Jogo Angola VS Argélia
DR

Ondjiva – O presidente da equipa de futebol do Atlético do Cunene, Tomás Fio, afirmou esta quarta-feira, a necessidade da Selecção Nacional criar um trinco dinâmico para a condução e distribuição de bolas aos atacantes na área adversária.

Tomás Fio que falava à ANGOP, a propósito do apuramento de Angola aos oitavos de final, após vitória sobre Burkina Faso, por 2-0, referente a 3ª e última jornada (Grupo D) do CAN`2023, que decorre em cinco cidades da Côte d`Ivoire.

Segundo o desportista, o meio campo da selecção clama por um jogador mais dinâmico e rápido para coadjuvar o capitão Fredy, na condução da bola e passes para os avançados traduzir em golos.

Lembrou que o sector defensivo no primeiro jogo contra a Mauritânia esteve baixo, mas os últimos dois jogos melhorou significativamente, e o mesmo trabalho deve ter sequência na zona do meio campo, que actualmente é o mais fragilizado.

Disse que Fredy tem estado bem a defender e atacar, mas em função da responsabilidade daquele sector, fica desgastado muito rápido, e isso compromete a sequência na circulação da bola.

“Apesar de ganharmos o Burkinsa Faso, foi notório a perda de quase todos passes no meio campo, por debilidade de um trinco que recebe a bola dos defesas e lança rapidamente para Mabulu e Gelson Dala”, afirmou.

Enalteceu a atitude do treinador Pedro Gonçalves, por ter apostado na dupla de defesas centrais constituída por Gaspar e Kinito, que demonstraram garra no asseguramento da baliza de Neblú.

Pediu ao seleccionador para voltar a colocar à mesma equipa no próximo jogo dos quartos de finais, constituída por Neblú, Tó Carneiro, Kinito, Kialonda Gaspar, Eddie Afonso, Bruno Paz, Fredy, Estrela, Gilberto, Mabululu e Gelson Dala.

Angola terminou a fase inicial do CAN na liderança do Grupo D, aguarda como adversário dos oitavos-de-final o terceiro melhor classificado do Grupo E ou F, cujos jogos de encerramento da 3ª e última jornada serão disputados esta quarta-feira, às 18 e 21 horas, respectivamente.

Essa é a terceira vez que a Selecção Nacional passa para a fase seguinte, em nove participações, desde a sua estreia em 1996.PEM/LHE/VAB





+