Luanda - O estádio da Paz, em Bouake, cuja capacidade foi aumentada de 20 para 40 mil espectadores em 2020, será o palco da Selecção Nacional de futebol, durante a fase inicial do Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 13 deste mês a 11 de Fevereiro, na Côte d`Ivoire.
Colocados no grupo D, os Palancas Negras (designação da Selecção Nacional) iniciam a competição diante da conhecida Argélia, em jogo marcado para o dia 15, às 21 horas locais.
O histórico recinto, localizado na cidade de Bouake, acolherá ainda os confrontos entre o Burkina Faso-Mauritânia, Argélia-Burkina Faso, Mauritânia-Angola, Mauritânia-Argélia, todos do grupo D e Gâmbia-Camarões (grupo C).
O estádio da Paz acolherá ainda o primeiro confronto dos oitavos-de-final, o terceiro dos dos quartos-de-final, bem como o primeiro das meias-finais.
Construído em 1984 e inaugurado a 5 de Março do mesmo ano, o imóvel, com 12 campos de treinos, foi a sede da primeira edição do CHAN, em 2009.
A designação “Estádio da Paz”, surge de um histórico político-militar no período de 2000, em que após cinco anos de intensa guerra entre rebeldes do norte e o exército do sul, leal ao governo, ambos se reconciliaram e torceram pela selecção do seu país.
No entanto, o CAN da Côte d'Ivoire vai decorrer em seis palcos, envolvendo cinco cidades:
O estádio Lourent Pokou, inaugurado em Setembro de 2023, na cidade de San Pedro, tem capacidade para 20 mil espectadores.
Erguido para acolher a presente edição do CAN, o seu nome homenageia o lendário atacante ivoarense, Lourent Pokou, que actuou, entre outros clubes, no Asec Abidjan (1966-1973) e Rennes de França (1974-1977).
Albergará os jogos entre Marrocos-Tanzânia, RDC-Zâmbia, Marrocos-RDC, Zâmbia-Tanzânia, Zâmbia-Marrocos (grupo F), Namíbia-Mali (E), o quarto e o oitavo jogo dos oitavos-de-final.
O Estádio Amadou Gon Coulibaly, construído em 2018 e aberto em Setembro de 2023, na cidade de Korhogo, tem capacidade para 20 mil espectadores.
O imóvel é uma homenagem ao antigo primeiro-ministro (em memória ) de 2017 a 2020.
No Amadou entram em cena Mali-África do Sul, Tunísia-Namíbia, África do Sul-Namíbia, África do Sul-Tunísia (grupo E) e Tanzânia-RDC (F), além do sétimo jogo dos oitavos-de-final.
O Estádio Charles Konan Banny, também designado por estádio Yamussucro, foi construído entre 2018 e 2022, na capital com o mesmo nome. Alberga 20 mil espectadores.
Neste palco, actuarão o Senegal - Gâmbia, Camarões-Guiné, Senegal-Camarões, Guiné-Senegal (grupo C) e Angola-Burkina Faso (D), sexto duelo dos oitavos-de-final e o quarto jogo dos quartos-de-final.
Estádio Félix Houphouet-Boigny, inaugurado em 1952 e remodelado em 2020, fica na capital Abidjan, com a lotação de 35 mil espectadores.
A também a casa do Asec Mimoses, clube local, está reservada para o Egipto-Moçambique, Ghana-Cabo Verde, Cabo Verde-Moçambique, Cabo Verde- Egipto (grupo B), Guiné Bissau-Nigéria ( A), o segundo e o quinto confronto dos oitavos-de-final.
Constam ainda para este recinto, o primeiro encontro dos quartos-de-final e a classificativa do terceiro lugar.
Já o estádio Olímpico Alassane Ouattara, em homenagem ao actual presidente desde 2010, construído em 2020, em Abidjan, tem uma lotação de 60 mil espectadores.
No Alassane, jogam a anfitriã Côte d' Ivoire-Guiné Bissau, Nigéria-Guiné Equatorial, Côte d'Ivoire-Nigéria, Guiné Equatorial-Côte d'Ivoire (grupo A), o desafio dos oitavos-de-final, o segundo dos quartos-de-final, o segundo das meias-finais e o jogo da final.
O CAN seria disputado em Julho de 2023, mas por questões de chuvas a CAF transferiu o evento para de 13 deste mês a 11 de Fevereiro.JAD/MC