Luanda - A Selecção Nacional de futebol de Sub-23 apurou-se este sábado, em Luanda, para a última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano (CAN2023), em Marrocos, ao vencer a similar da Namíbia, por 6-0, em jogo da segunda “mão”, disputado no Estádio 11 de Novembro.
Os golos da formação olímpica angolana foram marcados por Benvindo (5´), Ben Arfa (23´), Capita (29´e 77´), Bito (45´) e Melono (84´).
Os angolanos foram os primeiros a despertar, numa jogada em que Picas isolou-se à entrada da grande área e cruzou para o extremo esquerdo do FC Bravos do Maquis Ben Arfa, que rematou acrobáticamente com a bola a passar por cima do travessão.
Na sequência, aos 5 minutos, os anfitriões inauguraram o marcador, por Benvindo, à passe de Picas.
Apesar da desvantagem, o adversário foi importunando com algumas acções ofensivas o reduto dos “palanquinhas”, sem a eficácia desejada.
Os angolanos aumentaram a vantagem aos 23 minutos. Picas, novamente, isolou-se no lado esquerdo e cruzou para Benarfa marca o segundo, de cabela (2-0).
Picas, médio ofensivo em serviço acabou se revelando o homem do jogo. Aos 29 minutos serviu Capita para o terceiro, resultado com que terminou a primeira parte.
No reatamento, os angolanos elevaram os níveis de confiança, obrigando os contrários a baixarem as linhas.
Na etapa complementar, os números aumentaram para seis. Bito rubricou o 4-0, aos 46 minutos, Capita bisou aos 76', fazendo 5-0, com outro passe do inevitável Picas. Aos 84 minutos, o recém entrado Melono Dala marcou o 6-0, na cobrança de um livre directo.
A partida, que teve assistência VIP da ministra da Juventude e Desporto, Palmira Barbosa, e do governador da província de Luanda, Manuel Homem, apurou a selecção angolana para última eliminatória da prova.
O combinado namibiano efectuou também o segundo jogo em Luanda, em função da interdição do seu estádio pela CAF, por falta de condições técnicas.
Com este resultado, que perfaz 8-1 no cômputo do duplo encontro, depois da vitória de 2-1 da primeira mão, Angola defronta os Camarões, na derradeira eliminatória.
O CAN2023, em Marrocos, é qualificativo aos Jogos Olímpicos de Paris2024.