Luanda - A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu suspender o Estádio Olembe, até novo aviso, na sequência dos incidentes que resultaram na morte de pelo menos oito espectadores e 38 feridos à entrada do jogo de segunda-feira entre Camarões e Comores.
O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe, anunciou esta posição em conferência de imprensa, na terça-feira, exigindo prestação de contas do Comité Organizador da competição que decorre nos Camarões.
Como consequência das primeiras medidas, os jogos agendados para Estádio Olembe foram transferidos até novo aviso.
“Sei que, legalmente, a organização é responsável pela segurança, mas somos parceiros e devemos garantir que a segurança de cada espectador seja a nossa principal preocupação”, lembrou o sul-africano, citado pelo site Afrikan Foot.“
Patrice Motsepe anunciou a criação de uma Comissão Disciplinar.
Como aconteceu
As vítimas foram esmagadas pela multidão à entrada do estádio Olembe. Imagens de vídeo mostram adeptos a forçarem acesso, o que terá causado a confusão.
Naseri Paul Biya, governador da região central dos Camarões, afirmou que poderá haver mais vítimas mortais, enquanto outros meios de comunicação social, citados pela BBC, revelam que várias crianças que se encontravam no local ficaram inconscientes.
O estádio tem capacidade para 60 mil pessoas, mas, devido às restrições implementadas devido à Covid-19, a lotação não deveria exceder os 80%.
Fontes ligadas à organização da prova terão revelado que cerca de 50 mil pessoas estavam a tentar assistir ao jogo e como resultado, mais de 40 feridos foram transportadas para o hospital de Messassi.
Apesar da tragédia, o desafio foi disputado até ao fim, sendo que os factos ocorridos no exterior do imóvel só foram tornados públicos após disso.
A selecção dos Camarões, orientada pelo português António Conceição, venceu por 2-1 e qualificou-se para os quartos-de-final.
Os anfitriões voltam a jogar no sábado, contra a Gâmbia, outra estreante na fase final do torneio, que eliminou esta segunda-feira a Guiné (1-0).