Luanda - O atacante angolano Heno Guilherme foi eleito o jogador mais valioso (MVP) na goleada de Angola diante da Serra Leoa, por 4-0, na estreia, domingo, do Grupo D, no Campeonato Africano de futebol para amputados (CAN), que decorre no Cairo, Egipto.
Na partida, disputada no Estádio Petrol Sport, o avançado, que representa o Izimir da Turquia, marcou o segundo dos quatro golos com que Angola desfeiteou a Serra Leoa, aos 31 minutos.
Os outros três tentos foram apontados por intermédio de Lucas Fungula, aos 5 minutos, Paciência Félix (37’) e Pedro Vicente (49’).
Não é a primeira vez que este atleta angolano do futebol adaptado é distinguido com tal nomeação desde que Angola se estreou em campeonatos africanos e do mundo.
Irreverente, o jogador é dos mais emblemáticos do futebol adaptado no país, pela qualidade do seu futebol caracterizada pela força, velocidade, capacidade de drible, remate de perto e de longa distância.
O ponta-de-lança ingressou no profissionalismo em 2019, contratado pelo Yeditepe da Turquia, juntamente com o seu compatriota Jesus Morais.
O jogador (deficiênte congênito), que marcou o golo decisivo de penálti que deu o título à Angola no Mundial de 2018, no México, começou a sua carreira em 2011.
Três anos depois foi vice-campeão do Mundo (México2014), repetindo a mesma proeza em 2022, na Turquia.
Heno integrou a Selecção Nacional que conquistou em 2019 a Taça das Nações, disputada em Benguela (Angola).
A nível interno, venceu o Campeonato Nacional em 2015, Taça de Angola em 2015 e 2016, além de três edições da Taça da Fundação Lwini entre 2011 a 2016.
Para o CAN, qualificativo ao Campeonato do Mundo, em 2026, o combinado nacional mede forças com a Tanzânia, na terça-feira (21), para a segunda jornada. MC