Luanda – O jogo entre Angola e Zanzibar, previsto para as 14h30 deste sábado, no Uhuru Stadium, foi transferido para domingo no mesmo período e local pela organização do Campeonato Africano de futebol para amputados, cuja cerimónia de abertura acontece dentro de horas, em Dar-es-salaam (Tanzânia).
A decisão foi tomada na noite de sexta-feira, durante a reunião técnica que invulgarmente durou quatro horas, devido a desistência de última hora do Rwanda e a consequente alteração dos jogos do grupo B em que também integra o Quénia.
Assim, hoje realiza-se apenas a cerimónia de abertura da competição e a partida inaugural entre a anfitriã Tanzânia e Marrocos.
Esta informação foi prestada à ANGOP pela chefe da missão de Angola ao evento, Celeste Maria Tchiama, acrescentando que os debates na reunião técnica envolveram outros aspectos como a hora por cada partida e a utilização de campos com relva natural e sintética.
A também primeira vice-presidente da Federação Internacional de Futebol para Amputados disse que ficou decidido a introdução de um confronto para os grupos de três equipas e dois para os de quatro em campo com relva sintética
Foi ainda alterada de uma hora para 90 minutos por cada jogo, conforme estipulam os regulamentos, para prevenir eventuais situações que possam ocorrer.
O futebol adaptado é jogado em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10´.
Angola é a campeã em título, edição disputada na província de Benguela, em 2019.