Luanda - A Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (FAMMA) introduziu a categoria master no Campeonato Africano, a ser disputado de 4 a 10 de Maio, no pavilhão do Kilamba, em Luanda, facto inédito na história do evento.
Em declarações esta terça-feira à ANGOP, o secretário-geral da FAMMA, José Gomes, explicou tratar-se de uma categoria nova, implementada pela primeira vez em 2024, no Campeonato Europeu, decorrido na Sérvia.
Integram a categoria de master atletas profissionais com mais de 30 anos de idade.
Falando no âmbito do balanço da visita de avaliação aos preparativos da 8.ª edição do CAN`2025 de membros da área de comunicação e marketing da Federação Internacional, disse que a selecção nacional integra três atletas da categoria.
Trata-se de Anderson Gouveia, lutador do clube Mana Sport (83 kg), Campeão Africano, título conquistado no ano passado, na Namíbia.
Nicolas Helander, do clube Contacto Angola (mais de 97 kg), medalha de prata no CAN da Namíbia.
Helander conquistou a medalha de bronze (3.º lugar) no Campeonato do Mundo, disputado em 2024, no Uzbequistão.
José Ricardo, da equipa Contacto Angola (mais de 97 kg), medalha de bronze no CAN da Namíbia.
Sobre a inspecção feita às condições para a competição continental, José Gomes afirmou que foi confirmado o Pavilhão do Kilamba como palco.
De acordo com a fonte da ANGOP, o líder da comitiva internacional, Aaron Horizn, aferiu, igualmente, as condições de trabalho da selecção anfitriã e mostrou-se satisfeito pelo nível competitivo que constatou.
Outro facto positivo constatado, segundo o interlocutor, foi a forte relação entre o Ministério da Juventude e Desportos e a Federação Angolana de Artes Marciais Mistas.
Além dos master, a selecção nacional integra as categorias de cadetes e juvenis, juniores e seniores.
Recorde-se, um dos pontos de maior relevância no Africano, que Angola alberga pela segunda vez, depois da edição de 2023, será a gala internacional dia 11, onde o angolano Demarte Pena defenderá o título na categoria de Pesos-pena.
Este evento continental enquadra-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se em 11 de Novembro próximo. MC