CAN´2023: Agentes defendem máxima concentração ante a Namíbia

     Desporto           
  • Bié     Quinta, 25 Janeiro De 2024    16h19  
Pormenor da Selecção Nacional de Futebol no CAN 2023
Pormenor da Selecção Nacional de Futebol no CAN 2023
DR

Cuito – Os agentes desportivos da província do Bié recomendaram hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, maior cautela e concentração da Selecção Nacional no jogo contra a Namíbia, embora considerem ser um adversário que está ao alcance de Angola.

Ouvido pela ANGOP, em reacção ao cruzamento dos oitavos-de-final da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol (CAN’2023), que decorre na Cote d’Ivoire, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Afonso Belo Sanguvila, considera a Namíbia um adversário teoricamente menos forte entre as que se apuraram para esta segunda fase do CAN.

Entretanto, referiu que o jogo exige maior nível de responsabilidade, por se tratar de uma fase a eliminar, onde só a vitória interessa.

Para se evitar um resultado que contrarie as expectativas de se seguir na competição, o responsável recomenda ao combinado nacional maior cautela e concentração na abordagem do jogo.

“Precisamos entrar para o jogo cautelosos e concentrados com o pensamento único de vencer e garantir para os quatros de final”, sublinhou Afonso Belo Sanguvila, que não escondeu a sua expectativa pela vitória de Angola, caso pratique o mesmo jogo contra o Burkina Faso.

Já o treinador do Sporting Clube do Bié, Henrique Leite, apelou ao seleccionador nacional a não desvalorizar o adversário e a encarar a partida com maior responsabilidade.

Por isso, recomendou mais trabalho psicológico, visando a concentração dos níveis emocionais dos atletas, para que entrem para o campo mais determinados.

Do ponto de vista técnico, entende ser necessário que os Palancas Negras entrem ao ataque, através do sistema 4-4-2, para se contrariar todas as investidas do adversário.

Já o jornalista desportivo da Rádio Bié, Isael Jacob, aponta o progresso que Angola registou na fase regular como um factor que poderá jogar a favor do combinado nacional, por elevar o estado anímico dos atletas.

Adeptos do Bié com mais espaços para apoiar a selecção

Os adeptos na província do Bié contam com mais espaços público para que possam se juntar para acompanhar e apoiar a selecção nacional.

Trata-se do pavilhão do Sporting Clube do Bié, que se junta ao primeiro, que existe desde o jogo inaugural de Angola, no dia 15.

Outros restaurantes da capital biena também têm montado telas gigantes nos dias de jogo dos Palancas Negras, para juntar maior número de adeptos e formar uma corrente de apoio.

O jogo entre as duas selecções será disputado no próximo sábado (27/01), no Estádio da Paz, em Bouaké.

Angola e a Namíbia vão abrir os jogos dos oitavos-de-final, onde se apuraram 16 selecções das 24 que competiram na fase de grupos, sendo que as restantes oito já regressaram para os seus países.

No histórico entre os dois países há o registo de cinco confrontos, com os angolanos em vantagens com duas vitórias, contra uma dos namibianos, enquanto o último duelo resultou num empate.

Na fase regular, os Palancas Negras (designação oficial da Selecção angolana) terminaram na primeira posição, com sete pontos (Grupo D), fruto de um empate e duas vitórias, diante da Argélia (1-1), Mauritânia (3-2) e Burkina Faso (2-0). VKY/PLB





+