Luanda - A Taça das Nações Africana “CAN`2023” foi encerrada, na noite de domingo, na Côte d`Ivoire, com uma cerimónia emocionante no Estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjan.
Um impressionante "show" de luzes iluminou o estádio com capacidade para 60 mil espectadores, enquanto lendas musicais e estrelas em ascensão cativavam a multidão.
Uma das grandes atrações presentes foi a antiga lenda, o anfitrião Didier Drogba, que deu o pontapé inicial, lendo uma mensagem contando as emoções antes e durante a prova.
A voz icônica de Drogba, antigo capitão da selecção da Côte d`Ivoire, conferiu o tom perfeito para a cerimónia de encerramento deslumbrante.
As sensações emergentes foram seguidas pelo Team Paiya, cuja canção "golpe de martelo" tem sido um hino do torneio. Seus ritmos acelerados mantiveram os níveis de energia elevados.
Antes que as estrelas iluminassem o centro do palco, uma orquestra de 123 crianças cativou o estádio. A versão da música oficial “Akwaba” criou um prelúdio comovente.
À medida que os futuros talentos se retiravam, o presente assumiu o controle. As primeiras palavras de Drogba prepararam o cenário para um espetáculo que mostrou o passado, o presente e o futuro da música africana.
As cenas comemorativas proporcionaram um final adequado para um torneio histórico cheio de drama e paixão. Após 30 dias emocionantes, a TotalEnergies CAF AFCON 2023 terminou em grande estilo.
Na bancadas, pontificavam várias ledas do futebol continental, além das presenças do presidente da CAF, Patrice Motsepe, e o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Quando surgiram as “Super Águias” e os “Elefantes”, o foco voltou ao evento principal. Mas a cerimónia de encerramento lembrou toda a pompa colorida que ilumina este AFCON especial.MC