Lubango – A Confederação Africana de Futebol (CAF) pretende trazer para Angola os seus grandes eventos, com vista a projectar-se para acolher, também, os da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
A afirmação foi feita hoje, segunda-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, pelo responsável para o futebol profissional da CAF, Muhammad Feizal Sidat, na abertura do workshop internacional sobre a plataforma online de licenciamento de clubes, que reúne 14 países, de 29 de Maio a 2 de Junho.
Para o oficial da CAF, “Angola não pode estar atrás, tem de organizar mais eventos da organização e da FIFA, daí que se trouxe este, 13 anos depois do seu primeiro em solo angolano, o CAN2010, uma formação que serve da abertura de uma fase para se fazer presente nos grandes eventos da FIFA”.
“O último grande evento que a CAF organizou em Angola foi o CAN2010, por isso trouxemos essa formação. É um compromisso que eu tenho como um cidadão lusófono, porque eu cheguei a CAF com o apoio do presidente Artur (Almeida e Silva)”, frisou
Disse tratar-se do 4º workshop regional, um processo que foi feito já na Tunísia, Benim e Tanzânia, pelo que está agora a terminar com Angola.
A plataforma, conforme o moçambicano, vem para ser implementada de imediato, sendo obrigatório para clubes que querem participar nas competições africanas.
No caso de Angola, disse o oficial da CAF, haverá sanções em caso de incumprimento, pelo que é um momento grande para Angola, porque juntam-se as federações dos países e na sexta um especifico para os clubes de Angola.
“Angola vai ser o 4º país em África a ter uma sessão directa com os seus clubes. É um benefício grande e os clubes vão estar mais preparados para utilizar esta nova plataforma online de licenciamento de clubes da CAF”, ressaltou.
Convidado a discursar no evento, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, disse ser é um momento de “grande” orgulho, pois abre a oportunidade de mostrar a paixão pelo desporto e manifestar o compromisso com o desenvolvimento do futebol no continente africano.
Reafirmou o compromisso da Huíla de promover o futebol como um instrumento de união, inclusão e desenvolvimento social, considerando o workshop mais do que um evento desportivo, pois é uma oportunidade para fortalecer os laços entre a CAF, a província da Huíla e todo o continente.
“Juntos, compartilharemos experiências, conhecimentos e estratégias que contribuirão para elevar o futebol africano a novos patamares de excelência e a nossa província está pronta para receber e acolher com entusiasmo as competições e os eventos relacionados ao futebol e não só”, sinalizou o governador.
Ao abrir o seminário, o presidente da FAF e da COSAFA, Artur Almeida e Silva, disse que o sistema de licenciamento de clubes entrou em vigor na CAF em 2012 e passados 11 anos, tornou-se numa ferramenta fundamental para o desenvolvimento e profissionalização do futebol profissional.
A nível nacional, segundo Artur, o objectivo é trazer essa tecnologia para que os clubes tenham uma intervenção directa na inscrição e licenciamento de jogadores a nível de todas as competições, daí o envolvimento dos clubes e associações de Angola.
Do workshop internacional sobre a plataforma online de licenciamento de clubes participam 60 técnicos de países como Angola), Zâmbia, Malawi, Lesotho, Botswana, Eswatini, África do Sul, Namíbia, Moçambique, Ilhas Maurícias, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Ilhas Seychelles.
O evento vai contar com uma sessão especial no dia dois de Junho, para cem participantes, dedicada a clubes angolanos, desde presidentes, directores desportivos e técnicos de licenciamento do Girabola, da 2ª divisão, representantes das associações provinciais, associações de classe e um membro da imprensa.
O objectivo é fazer uma actualização sobre a implementação dos novos regulamentos de licenciamento de clubes da CAF da edição de 2022, pois não eram actualizados desde 2012. MS