Lubango – Os inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF) recomendaram hoje, segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, a colocação urgente de uma pista de tartan e outras pequenas melhorias no estádio Tundavala, para que seja autorizado a receber jogos internacionais.
Outra situação que deve merecer a atenção é a substituição de mosaicos degradados e alguns canos nas casas de banho cujo cumprimento é determinante para CAF admitir a realização do jogos internacionais.
O alerta foi dado pelo o responsável para a alta competição da CAF, Muhammad Sidat, que chefia a delegação de inspectores em visita de trabalho de dois dias à Huíla, onde avaliam o andamento das obras no Estádio Tundavala, bem como estado de prontidão de hotéis e unidades sanitárias.
Segundo o responsável, há igualmente a necessidade de melhorar a zona de imprensa, mudando as mesas actualmente móveis para outras fixas e colocação de sinaléticas no exterior e interior do estádio, admitindo que os camarotes e alguns lavabos estão operacionais.
Contudo, Sidat felicitou a equipa de trabalho que executa obras no estádio, afirmando que para se pronunciar sobre uma autorização provisória, terá de aguardar pelo testes que os técnicos da CAF farão à qualidade da relva.
A mesma equipa vai, segundo a fonte, efectuar testes do sistema de drenagem e a qualidade do piso, lembrando que há um ano a infra-estrutura foi visitada por um inspector da CAF e hoje já apresenta ampla melhoria, assim como uma imagem “bastante positiva”.
No Estádio Tundavala já começaram há duas semanas trabalhos de preparação do piso para receber a pista de tartan, que só deve começar a ser aplicada no período seco, pois as chuvas que caem com frequência no Lubango podem comprometer a qualidade do trabalho, disse o director do gabinete provincial da cultura, turismo, juventude e desportos, Osvaldo Lunda.
Segundo o responsável, todo trabalho recomendado pela CAF no Estádio Tundavala já está em execução, pelo que acredita que dentro de duas semanas poderão estar concluídos.