Luanda – O angolano Bruno Fernando, que evolui no Atlanta Hawks (EUA), consta entre as estrelas da NBA participantes no torneio Pré-olímpico, que se disputa a partir desta terça-feira, em quatro cidades sedes.
A prova, qualificativa aos Jogos Olímpicos de Julho/Agosto, em Paris (França), envolvendo 24 selecções, coloca aos olhos do mundo os jogadores da maior liga de basquetebol e Bruno Fernando é um deles.
Enquadrada no Grupo A, com palco em Valência (Espanha), Angola defronta na estreia a anfitriã na quarta-feira (3), num jogo em que o poste Bruno Fernando dividirá as atenções dos espectadores do mundo inteiro, por via dos mídias, com o espanhol Willy Hernangomez, pivô do New Orleans Pelicans.
Bruno Fernando, de 25 anos de idade e 2,05 metros, jogou basquetebol universitário no Maryland Terrapins e foi seleccionado pelo Philadelphia 76ers como a 34.ª escolha geral do Draft da NBA, em 2019.
Na temporada “2023-24”, terminou a fase eliminar da NBA com um saldo positivo de 287 pontos, 47 assistências e 194 ressaltos.
Antes de o jogador formado no primeiro de Agosto ter obtido o feito de entrar na NBA, outros angolanos já haviam tentado, designadamente, Gerson Monteiro (pelos San Antonio), Victor Muzadi (Dallas Mavericks), Olímpio Cipriano (Detroit Pistons) e Carlos Morais (Toronto Raptors).
Outras estrelas da NBA no torneio Pré-olímpico:
Luka Doncic (Eslovênia) - vice-campeão da NBA pelos Dallas Mavericks, perdeu a final para o Boston Celtics.
Levou a Eslovênia ao 4.º lugar nos Jogos de Tóquio´2020.
Willy Hernangomez (Espanha) - pivô do New Orleans Pelicans, foi o melhor jogador do Eurobasket´2022.
Tem a responsabilidade de vencer o torneio em casa e levar a Espanha à sua 7.ª edição consecutiva nos Jogos Olímpicos.
Giannis Antetokounmpo (Grécia) - campeão da NBA com Milwaukee Bucks em 2021.
É a grande esperança para recolocar a Grécia numa edição dos Jogos Olímpicos em basquetebol. A última vez foi em Pequim´2008.
Karl-Anthony Towns (República Dominicana) - foi um dos destaques da campanha histórica do Minnesota Timberwolves na NBA 2024, em que a sua equipa perdeu na final da Conferência Oeste.
O ala-pivô terá um confronto directo contra Giannis na Grécia em busca de uma vaga em Paris.
Nikola Vucevic (Montenegro) - o pivô do Chicago Bulls está no grupo do Brasil e terá que superar a selecção brasileira se quiser conquistar uma vaga inédita para Montenegro nos Jogos Olímpicos de Paris ́2024.IN/MC