Luena - Após cinco partidas sem vencer, o FC Bravos do Maquis do Moxico regressou, esta quarta-feira, às vitórias, ao derrotar, no Luena, o Carmona Sport Clube do Uíge, por 3-1, em desafio da 14ª jornada, do Campeonato Nacional (Girabola 2024/2025).
Os maquisardes entraram determinados para a conquista dos três pontos, pressionando o adversário no seu último terço, tendo chegado ao golo aos 22 minutos, por intermédio do central Samy que finalizou um cruzamento de Estevão.
A equipa do Moxico continuou a pressionar, ampliando o resultado aos 43', pelo avançado Cuxixima que, de cabeça, introduziu a bola no fundo das redes, batendo o guarda-redes Anselmo, da equipa contrária, resultado que perdurou até o intervalo.
No reatamento, o Carmona mudou a dinâmica do jogo após a entrada dos médios Amarildo e Dany, em substituição de Sunzo e Gineby, que deram outro ritmo ao desafio, obrigando a equipa do Moxico a recuar no terreno.
Apesar disso, foram os maquisardes que chegaram ao terceiro golo na partida, com "bis" do atacante Cuxixima, após um desarme ao defensor do Carmona.
Na ponta final do desafio, a equipa visitante orientada por Abel da Conceição reduziu a desvantagem, aos 88', Mavambo aproveitou um erro do sector defensivo do Maquis, a bater o timoneiro Landu.
Declarações dos técnicos:
No final do jogo, o técnico principal do FC Bravos do Maquis, Mário Soares, considerou uma partida "difícil", destacando o comprometimento do conjunto que orienta.
"Dedicamos está a vitória aos adeptos", disse, após conseguir a segunda vitória em casa no presente campeonato.
Para o técnico principal do Carmona SC, Abel da Conceição, destacou a qualidade da partida, apontando o cansaço dos atletas, face a longa viagem, como factor que condicionou o desempenho da equipa.
Com esta vitória o FC Bravos do Maquis, assume a quinta posição na tabela de classificação do Girabola, com 20 pontos, enquanto o Carmona SC mantém-se no 13º lugar com 12 pontos.
Na próxima jornada (15ª), o Maquis visita o Desportivo da Huíla, domingo (22), já o Carmona perdeu na antecipação desta jornada, por 0-2, ante ao Petro de Luanda. LTY/TC/YD