Luena - Com objectivos distintos, o FC Bravos do Maquis e o Sporting de Cabinda defrontam-se, quarta-feira, no estádio do Tafe, em Cabinda, naquele que será o 29º duelo entre si, cujo desafio é pontuável à 19ª jornada do Girabola2023/24.
Separados por nove pontos na tabela classificativa, o Bravos do Maquis, actualmente sétimo classificado, com 21 pontos, procura vencer o desafio, num terreno onde já logrou 12 vitórias, para tentar recuperar pontos e atingir o pódio, sua principal meta na presente temporada.
A tarefa maquisardes, que vem de três jogos consecutivos sem perder (empatou com o Desportivo da Lunda Sul 1-1, venceu o Libolo 1-0 e outro empate com o Interclube 1-1), afigura-se difícil, na medida em que defrontará um oponente que luta para não descer de divisão, sendo o penúltimo da tabela (14º), com 12 pontos.
No estádio do Tafe o Sporting de Cabinda, goleado pelo Wiliete na ronda anterior (0-3), tem tido poucas facilidades para vencer a equipa do Moxico, a qual derrotou apenas em sete ocasiões, mas, se quiser evitar a despromoção e perante o seu público, o único representante de Cabinda terá de puxar dos galões para vergar um adversário do seu nível competitivo.
Só nos últimos cinco jogos disputados entre ambas, o Maquis leva uma vantagem de três vitórias (2-1, 4-1 e de 1-2), enquanto o Sporting de Cabinda tem apenas uma vitória (1-0).
A competição é liderada pelo Desportivo da Lunda Sul, com 38 pontos.
Jogos completos da jornada:
Terça-feira
União de Malange - Petro de Luanda (15h00, estádio 1° de Maio, em Malange)
Quarta-feira
1º de Agosto - Interclube (16h00, estádio França N´dalu, em Luanda)
Académica do Lobito - Sagrada Esperança (15h30, estádio do Buraco, no município do Lobito/Benguela)
São Salvador do Kongo - Desportivo da Lunda-Sul (15h00, estádio Álvaro Buta, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire)
Santa Rita de Cássia - Recreativo do Libolo (15h00, estádio 4 de Janeiro, no Uíge)
Desportivo da Huíla - Kabuscorp do Palanca (15h30, estádio da Tundavala, cidade de Lubango/Huíla)
O Wiliete de Benguela folga por imperativo do calendário. LTY/YD