Luanda - Com maioria absoluta, Braulio Martins foi eleito, este sábado, em Luanda, primeiro presidente da Federação Angolana de Fisiculturismo e Fitness (FATNESS).
O antigo presidente da Associação de Luanda da modalidade vai liderar o órgão reitor em Angola até 2024.
Participaram no pleito as associações provinciais de Fisiculturismo de Luanda, Malanje e Lunda Sul, representadas pelos clubes Desportivo União da Maianga, Desportivo Pug da Vila Alice, Strong Gym de Malanje, Fitness de Malanje, Desportivo Valódia, Gym Powerhouse do Luavuti, Gym Funda Lya Ferro, Gym Saurimo Sport Center e Comunicação Social.
A associação da Lunda Sul e os seus clubes, votaram por via zoom, em acto dirigido pelo presidente da comissão eleitoral, Bernardo da Silva.
Segundo a organização, as três associações controlam mais de 200 atletas, sendo que fora do controle destas o número é maior.
Angola foi reconhecida pela Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB), em 2013, com outros 199 países.
Braulio Martins, conta com um elenco composto por 17 membros, com destaque para Gerson Mendes (presidente da mesa da assembleia-geral), Rui Baptista (vice-presidente de direcção) e Hilário Cafala (secretário-geral).
Inclui-se, Edir Fernandes (presidente do conselho fiscal), Pedro Quiala (presidente do conselho de disciplina) e Abel Gamboa (presidente do conselho jurisdicional).
Na ocasião, Braulio Martins disse que vai apostar na massificação, para que até 2024 as 18 províncias do país tenham as associações criadas.
A formação de quadros será igualmente prioritária para a melhoria da qualidade dos novos atletas e o aumento de mulheres na prática da modalidade.
Com a anuência da IFBB, Angola vai realizar em Setembro de 2023, pela primeira vez, o concurso do Mister Universo profissional.
Com a constituição da FAFITNISS, eleva-se para 29 o números de federações no país, que conta ainda com dois comités, o Olímpico e o Paralímpico.