Luanda - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou esta quinta-feira, em Luanda, a Selecção Nacional de futebol (Palancas Negras) pela sua "excelente campanha" na primeira fase do CAN'2023, que decorre na Côte d’Ivoire.
Angola qualificou-se em primeiro lugar do Grupo D, com 7 pontos, à frente do Burkina Faso, e disputa, sábado, os oitavos-de-final diante da Namíbia.
Blinken, que efectuou uma visita oficial de 24 horas a Angola, disse ter acompanhado os jogos de todas as selecções, com destaque para os dos Palancas Negras, cujo desempenho considerou como um dos melhores, até ao momento.
O CAN'2023, que decorre de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024, entra sábado na sua segunda fase, com a participação de 16 das 24 seleções inscritas.
Três selecções de expressão portuguesa, designadamente Angola, Cabo Verde e Guiné Equatorial, disputam os oitavos-de-final em busca do título inédito.
Entre as selecções tradicionais passaram à segunda fase o campeão em título Senegal, o Egipto, Marrocos a Nigéria, os Camarões e a anfitriã Côte d’Ivoire.
Ficaram de fora a Argélia, o Ghana e a Tunísia, candidatos "naturais" que foram as grandes decepções da primeira fase. FMA/IZ.