Luena - O xadrezista Dikson Donaldo, bicampeão Provincial da modalidade no Moxico, foi afastado do pódio no torneio InternacionalNelson Mandela”, ao ser derrotado, este domingo, por Muzangueno Alione, na 5ª ronda da competição.
Jogando de brancas, Muzangueno Alione demonstrou superioridade técnica, ao empregar o gambito da Dama, uma abertura agressiva que o seu adversário recusou, por preferir jogar em posições fechadas, optando pela Defesa Índia.
A derrota de Dikson Donaldo foi antecipada quando cometeu uma imprecisão no lance sete, ao desenvolver o Bispo de casas claras para g4, em vez de focar na segurança do seu Rei.
Essa decisão custou "cara" ao campeão das duas últimas edições do campeonato provincial, abrindo espaço ao seu oponente, que assumiu o controlo da partida, tendo mobilizado rapidamente as suas peças.
Com essa derrota, Dikson Donaldo, que já havia perdido para Laurindo Missengo e empatado com Mateus Sula José, fica fora da disputa do título, com 2,5 pontos.
Num outro desafio, com um resultado surpreendente, Mateus José, atleta de 15 anos, sendo o mais novo do torneio, derrotou Laurindo Missengo, atleta com o maior Elo da província, em uma partida jogada na variante clássica da Defesa Pirc.
Mateus José com Elo de 1799, o melhor posicionado do país, entre os atletas com menos de 16 anos, demonstrou estar a atravessar o melhor momento da sua carreira carreira desportiva.
Com excelente preparo na abertura, aproveitou o avanço duvidoso do peão das negras no lance 15.5, deixando vulneráveis as casas brancas do Rei adversário, confirmando a vitória.
A duas jornadas do final do torneio, a luta pelo campeonato se intensifica, com Laurindo Missengo e Horácio Pascoal, líderes com 4 pontos, e na terceira posição Muzangueno Alione com 3 pontos.
Resultados da 5ª Ronda
1. José Mateus Sula 1 - 0 Ngueve Jeovana Clauriana
2. Alione Muzangueno 1 - 0 Dikson Donaldo
3. Emanuel Deleito 0 - 1 Laurindo Missengo
4. Adilson Coutinho 0 - 1 Horácio Pascoal. TC/YD