Benguela - Cerca de quinhentas pessoas de vários extractos sociais marcharam, este sábado, por diversas artérias da cidade de Benguela, em saudação ao Dia Nacional do Desporto (23/1), soube a ANGOP.
A marcha, encabeçada pelo governador provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, teve início nas imediações do Museu Nacional de Arqueologia e terminou no largo de África, num percurso de cerca de cinco quilómetros.
Segundo os promotores, ela teve o propósito de sensibilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos para a adopção de um estilo de vida saudável, praticando regularmente actividades físicas e desportivas.
Na ocasião, Manuel Nunes Júnior afirmou que este tipo de iniciativa deve ser enaltecida e encorajada, porque a prática de actividades físicas e o desporto são fundamentais para manutenção da saúde dos cidadãos.
O governador referiu que o país precisa de pessoas saudáveis, física e mentalmente, para garantir o seu crescimento e desenvolvimento.
"O desporto é fundamental, daí que estamos a ter sucesso em muitas actividades desportivas que são muito exigentes de ponto de vista físico e técnico. Vamos continuar nesta senda e o exemplo muito específico é a selecção de futebol, que tem nos deixado satisfeitos pelos seus feitos", afirmou o governante.
O responsável reafirmou que se estão a criar condições para que a província de Benguela possa receber condignamente uma das fases do Afrobasket, que vai decorrer em Agosto 2025, e as pessoas que aqui se deslocarem se sintam bem.
Recordou que Benguela já tem um conjunto de condições em termos de infra-estruturas desportivas, hoteleiras, turísticas e não só, para acolher de maneira condigna várias realizações desportivas.
A província de Benguela tem sido uma "escola de referência" no que concerne à formação de gerações de desportistas de elevada qualidade em diversas modalidades, com destaque para o futebol, andebol, basquetebol, judo, karaté, voleibol, ciclismo, dentre outras.
No âmbito do Dia Nacional do Desporto, estão a decorrer na província diversas actividades, como palestras, encontros com praticantes e dirigentes desportivos e alguns torneios. CRB