Caxito – A 13ª edição da meia maratona atlética "Fuga para a resistência", que se realiza a 4 de Fevereiro, na província do Bengo, será internacionalizada com a participação de atletas da RDCongo, Namíbia e República do Congo.
De acordo com o coordenador da comissão organizadora, José Bartolomeu Pedro, que falava no lançamento da prova, estão a ser encetados contactos com as embaixadas para que os cidadãos estrangeiros residentes em Angola possam participar representando os seus países.
José Bartolomeu Pedro anunciou que o Bengo terá pela primeira vez atletas a concorrer nos 21 quilómetros, estando para tal a ser preparados atletas dos municípios de Quibaxi, Piri, Bula Atumba e Pango Aluquém.
A realização da 13ª edição da meia maratona atlética está avaliada em 37 milhões de Kwanzas e prevê a participação de dois mil atletas, entre nacionais e estrangeiros.
Para a presente edição, os atletas terão chip electrónico nos dorsais e o prémio do vencedor da prova dos 21 quilómetros (destinada a atletas federados) aumentou para um milhão de Kwanzas, contrariamente os cem mil Kz da edição anterior.
A 12ª edição da meia maratona atlética Fuga para a resistência foi ganha pelo atleta do Petro de Luanda, Severino Vicente, em masculino, e Lúcia Capingala, do Interclube, em feminino.
Organizada pelo Governo Provincial do Bengo em parceria com a Federação Angolana de Atletismo, a prova visa dinamizar a modalidade a nível local e contribuir para a visibilidade da província.
A iniciativa, que se realiza anualmente a 4 de Fevereiro, é uma homenagem aos antigos combatentes e veteranos da pátria. CJ/PA