Luanda - O internacional angolano Bastos Quissanga esteve no banco de suplentes no jogo em que a sua equipa, o Botafogo, perdeu com o Pachuca do México, por 0-3, em partida do quartos-de-final da Taça Intercontinental, representando isso a recuperação do atleta lesionado desde dia 27 de Novembro.
O jogador formado no Atlético Sport Aviação-ASA (Angola) foi suplente não utilizado no jogo disputado no estádio 974, em Doha, num torneio em que participam as equipas campeãs continentais.
Com a derrota, o representante sul-americano foi eliminado nesta primeira edição organizada pela FIFA, mas fica a consolação da recuperação do principal activo no centro da defesa dos “alvinegros”.
Bastos Quissanga, 33 anos de idade, lesionou-se no tornozelo do pé direito dia 27 de Novembro, na vitória sobre o Palmeiras, por 3-1, em jogo da 36ª jornada do “Brasileirão”, tendo sido substituído aos 12 minutos.
Até então, o defesa esteve ausente nos dois maiores feitos do clube da presente época: na conquista da Taça Libertadores, com triunfo sobre o Atlético-MG, por 3-1, dia 30 de Novembro, e na vitória da 37ª jornada do "Brasileirão" diante do Internacional, por 1-0, dia cinco deste mês de Dezembro.
Esteve igualmente ausente na 38ª ronda frente ao São Paulo, em que a sua formação venceu por 2-1, partida disputada dia 8 deste mês, terminada com a conquista do campeonato nacional, 29 anos depois do último feito em 1995.
Na presente temporada, este angolano tem sido determinante na equipa liderada pelo português Artur Jorge, com actuações que levaram a formação do Rio de Janeiro a números inéditos.
Após três anos de ausência, alegadamente por questões técnicas, desde 27 de Agosto último em que se deu o regresso, o atleta contribui significativamente para a qualificação antecipada da selecção nacional ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer em 2025, em Marrocos.
O angolano teve uma longa passagem no futebol europeu, onde representou a Lazio Itália, o FK Rostov da Rússia, além de ter representado o Al-Ain, da primeira liga da Árábia Saudita. JAD/MC