Sílvio Sousa falha selecção na corrida ao mundial

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 14 Agosto de 2022 | 08h24
Angolano Sílvio Sousa - Arquivo
Angolano Sílvio Sousa - Arquivo
Divulgação

Luanda - O extremo Sílvio Sousa constitui a principal baixa da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina que se prepara em Portugal, visando a participação de 26 a 28 deste mês, em Abidjan (Côte d’Ivoire), na 4ª janela qualificativa ao Campeonato do Mundo de 2023.

A indisponibilidade foi confirmada  pelo seleccionador nacional, Josep Clarós, acrescentando que o atleta do Chorale Rosanne de França pretendia juntar-se ao grupo apenas cinco dias antes do evento, o que discorda.

Trata-se da terceira falha de Sílvio a uma convocatória nesta campanha de apuramento ao mundial, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro,  no Japão, Indonésia e Filipinas , após a primeira em Novembro 2021 (Benguela) e a segunda, no início de Agosto, igualmente em Abidjan.

Em declarações sábado à Rádio -5, o técnico espanhol deu igualmente conta da ausência do extremo de 16 anos de idade a pedido do seu pai, Paulinho Bala (evolui no Zentro de Espanha), além de João Fernandes e António Monteiro, ambos por falta de dispensa do clube (Sporting de Portugal).

No entanto, o seleccionador particularizou a integração de Bruno Fernando (Houston Rocket da NBA) pela sua disponibilidade e disposição para o trabalho, acrescentando que o atleta tem sido um incentivo aos colegas.

 A selecção nacional, que cumpre o 10° dia de estágio pré-competitivo em Portugal, tem em vista dois jogos de controlos contra o Sport Lisboa e  Benfica  e Sporting de Portugal, este último ainda  por se definir.

Nesta penúltima fase, que apura as três melhores das duas séries (E e F), Angola figura no grupo E, onde  cruza com Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Nigéria, Uganda e Guiné Conacry.

Integram a selecção nacional Childe Dundão, Dimitri Maconda, Gerson Domingos, André Nsingue (bases), Leonel Paulo, Jerónimo Luís, Francisco Gomes, Joel António, Bamba Cissé e Ângelo Alexandre (extremos).

Completam o grupo Teotónio Dó, Aboubacar  Gakou, Jilson Bango, Gelson Martins, Pedro Bangui e Bruno Fernando (postes).

Na primeira janela qualificativa, disputada em Benguela, Angola venceu Guiné Conacry (75-59), RCA (78-48) e perdeu contra a Côte d’Ivoire (56-57).

Na segunda, tornou a bater a Guiné (85-65) e RCA (76-60) e acabou derrotada outra vez pela Côte d’Ivoire (73-75).

 





+