Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Selecção B trabalha físico e técnica para AFROCAN2023

     Desporto              
  • Benguela • Segunda, 12 Junho de 2023 | 15h31
Pré-selecção de basquetebol (Arquivo)
Pré-selecção de basquetebol (Arquivo)
José Honónrio-ANGOP

Benguela - O aprimoramento dos aspectos físico e técnico dominam hoje, segunda-feira, a sessão de treinos da selecção nacional B de basquetebol, que se prepara antevendo a segunda edição do AFROCAN 2023, de 8 a 16 de Julho, em Benguela.

Em declarações à ANGOP, o seleccionador nacional B, Aníbal Moreira, disse que no período da manhã o grupo trabalhou o aspecto físico.

No período da tarde, na cidade do Lobito, vai aprimorar aspectos de campo, com destaque para lançamentos de curta e longa distância (dois e três pontos).

De acordo com o técnico, o objectivo é dotár os atletas de maior qualidade e capacidade para que num futuro breve também possam estar na selecção principal.

“Nós já viemos de uma preparação de cerca de 10 dias em Luanda. Estamos apenas a dar continuidade, pelo que esperamos que os 12 atletas, na altura da competição, estejam prontos para representar o país”, disse.

A selecção está num nível aceitável sabendo que ainda há uma margem não muito longa porque a competição é já dia 8 de Julho, mas neste pouco espaço de tempo, espero que a selecção cresça e consiga estar no seu máximo na competição.

Fez saber que a selecção conta apenas com dois ou três jogadores com alguma experiência em competições sénior a nível FIBA.

Deste modo, referiu, espera que os outros atletas consigam estar compenetrados e possam dignificar o nome da Angola nesta competição a nível de África.

Apontou como único constrangimento o facto de estarem a fazer ginásio em Benguela e mais tarde ter de se deslocar ao Lobito (a 30 km), para treinarem os lançamentos de campo, devido a obras que estão a ser feitas no Arena Acácias Rubras.

“Mas creio que não vai afectar muito naquilo que é a preparação do grupo, pois, o que se quer, é a melhoria da capacidande técnica e física destes jogadores”, acrescentou.

Quanto ao AFROCAN 2023, disse que as selecções que se apuraram ao Mundial já partem com certa desvantagem, uma vez que não vão poder estar no seu máximo. A regra desta competição é que os jogadores que participam no Afrocan não poderão estar no Mundial e vice-versa.

Recordou que foram chamados 23 jogadores para a campanha mundial e os que estão aqui têm o seu valor e são jovens ainda, com idades que rondam entre os 20 e 23 anos, havendo apenas um com 30.

Na ocasião, informou que hoje, em princípio, mais um atleta sai e no final de semana mais dois ou três e assim consecutivamente, porque o que se pretende é definir, num mínimo de 12 a 13 dias, os 12 que vão participar na competição africana.

Nesta segunda edição do AFROCAN, Angola vai em busca da melhoria da terceira posição de 2019, no Mali, edição conquistada pela República Democrática do Congo.   

O AFROCAN é uma competição recente organizada pela FIBA-África para as selecções nacionais do continente africano, que ocorre a cada quatro anos. Foi criada para promover e desenvolver o basquetebol africano. CRB





Notícias de Interesse

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

Anúncio do Prémio de Jornalismo destaque social

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 19h46

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+