Selecção nacional termina estágio em Benguela

     Desporto           
  • Benguela     Quarta, 29 Junho De 2022    21h02  
Pep Clarós - seleccionador nacional
Pep Clarós - seleccionador nacional
Marcelino Camões

Benguela - A selecção angolana sénior masculina de basquetebol terminou hoje, quarta-feira, o estágio na cidade de Benguela, com o aprimoramento de lançamentos de longa e curta distâncias, visando a terceira janela de apuramento ao Campeonato do Mundo da Ásia, em 2023.

A referida janela vai ser disputada em Abidjan, capital da Côte d'Ivoire, de 01 a 03 de Julho próximo.

Durante a preparação em Benguela, a equipa angolana venceu o torneio internacional em que participaram as congéneres de Cabo Verde, Moçambique e a selecção nacional de sub-23.

Fazendo um balanço do estágio em terras de Ombaka, o técnico nacional, Pep Clarós, disse estar satisfeito com a evolução do grupo, com os jogadores a melhorarem em todos os aspectos.

De acordo com o treinador dos hendeca campeões de África, o grupo está homogêneo e mais aguerrido, acrescentando esperar por um jogo complicado na estréia de Angola em Abidjan.

“Não estamos preocupados só com a Côte d'Ivoire e nem com os centro Africanos, o que nos preocupa no momento é a nossa equipa”, disse o técnico.

Sem anunciar já os 12 eleitos para a segunda janela de apuramento, afirmou que não há dificuldades para os escolher, o que deve acontecer na próxima quinta-feira (30).

Pep Clarós deu a conhecer que durante o estágio houve jogadores que ganharam e outros que perderam quilos, o que mostra o empenho e sacrifício do grupo.

Para o atleta António Monteiro, tanto em Luanda, Malanje ou Benguela, a equipa técnica conseguiu elevar a capacidade competitiva da selecção, mostrando-se confiante numa participação positiva.

“Sabemos que o primeiro jogo com a Côte d’Ivoire vai ser complicado, assim como já o foi em Angola, na primeira janela, em que perdemos, mas estamos preparados”, disse.

Já o preparador físico, André Zamba, referiu que o conjunto está bem fisicamente e que foram realizados trabalhos de força e condicionamento, tendo em conta que vão competir ao mais alto nível.

“Fizemos um trabalho para que a equipa possa suportar as subcargas que poderão encontrar e os atletas têm dado uma resposta bastante positiva”, frisou.

Nesta janela, Angola estreia-se diante da Côte d’Ivoire, depois joga com a Guiné e RCA.

A selecção nacional ocupa a segunda posição do grupo C, com cinco pontos, numa tabela liderada pela Côte d’Ivoire, com seis. A RCA tem quatro e a Guiné três. 

O Campeonato do Mundo da Ásia disputa-se na Indonésia, Filipinas e Japão, de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023.





+