Benguela – Lançamentos de curta, média e longa distancia dominaram, nesta segunda-feira, em Benguela, os trabalhos da pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina, visando a 5ª e última janela de qualificação (zona africana) ao Campeonato do Mundo, a disputar–se de 24 a 26 deste mês, no pavilhão de Luanda, em Camama.
Tendo como palco o pavilhão Arena Acácias Rubras, o apronto iniciou com exercícios para aprimoramento da condição física e de seguida toda atenção recaiu para os lançamentos livres de dois e três pontos, ou seja, de curta e longa distância.
No final, em declarações à ANGOP, o seleccionador Josep Clarós afirmou que os jogadores disponíveis têm correspondido às expectativas da equipa técnica.
Segundo o treinador, os estreantes Agosinho Mayele (Jesus Cristo Basketball), Manuel Bumbi (CFDK) e Benção Vungo (NBA-Africa Academy) foram dispensados.
“A cada três dias vamos reduzindo o grupo até que fiquem oito jogadores, que se juntarão aos oito ou nove que actuam fora de Angola”, explicou.
Josep Clarós referiu que o grupo de atletas que evoluem no país, apesar de alguma falta de experiência competitiva, demonstram capacidade desportiva, sendo que podem integrar a convocatória para o Campeonato Africano exclusivo para quem milita nos campeonatos domésticos.
Para carimbar o passe para a 19ª edição do Campeonato do Mundo da Ásia, a realizar-se no Japão, Indonésia e filipinas, de 25 de Agosto a 10 de Setembro do corrente ano, a selecção nacional necessitaria, no mínimo, de duas vitórias.
Angola ocupa a segunda posição do Grupo E, com 12 pontos, contra 14 da Côte d’Ivoire, na primeira posição e já qualificada.
Já Cabo Verde e Nigéria, com onze e dez pontos, respectivamente, ocupam o terceiro e quarto lugares, ao passo que o Uganda e a Guiné, com oito pontos cada, seguem nas duas últimas posições.