Luanda – A Pré-selecção Nacional sénior feminina de basquetebol venceu, hoje, a equipa do 1º de Agosto, em cadetes masculinos, por 70-58, o primeiro jogo de preparação visando à 1.ª Janela de Apuramento ao Campeonato Africano (Afrobasket´2025), a disputar-se de 02 a 10 de Fevereiro, em Luanda.
O desafio decorreu no Pavilhão da Cidadela, as angolanas venciam ao intervalo, por 41-22.
Em declarações à imprensa, o seleccionador Paulo Macedo, afirmou ter sido um jogo bastante positivo, está satisfeito com o que as atletas puderam mostrar e fizeram durante o encontro.
Acerca do próximo jogo, agendado para quinta-feira, o técnico garantiu que o adversário sairá entre o Petro de Luanda e Interclube, de quem aguardam confirmação.
Relativamente às atletas que jogam no exterior, disse não existir uma data exacta para a sua chegada, pois o problema consiste no facto de não ser uma janela FIBA.
“Sara Caetano do clube português Quintas dos Lombos, não está a ser dispensada, mas as negociações continuam, enquanto a Italee do Azoursporting Club, deve chegar na quarta ou quinta-feira desta semana”, argumentou.
Quanto ao quadro clínico, a atleta Francisca Mateus do Formigas do Cazenga, contraiu uma lesão no joelho, razão pela qual foi afastada do plantel.
No entanto, enalteceu o empenho elevado das jovens atletas, porque todas querem ajudar na melhoria da selecção nacional e conseguir o apuramento para o africano de Abidjan (Côte d´Ivoire).
Paulo Macedo reiterou que a equipa técnica planificou dois jogos de controle para esta semana, primeiro com os cadetes do 1.° de Agosto, sendo que o próximo acontece novamente com uma equipa masculina do mesmo escalão.
Depois de realizar estas duas partidas, fará outra sessão de treinos na sexta-feira, e no sábado (25), o grupo sofrerá mais uma triagem.
Já a extremo Rosa Gala, considerou ser sempre muito bom representar a selecção e os resultados a trouxeram de volta, estando desta forma a preparar-se para corresponder as orientações do técnico e contribuir da melhor maneira.
Apesar de muito tempo ausente, diz ter sido bem recebida com o melhor grupo, com vasta experiência e espera passar a mesma para as mais novas a nível de clubes e selecção. IN/WR