Luanda - A ministra da juventude e desportos, Palmira Barbosa, reafirmou o apoio do Governo para preparação da Selecção Nacional, visando o Campeonato do Mundo, a disputar-se de 28 de Agosto a 10 de Setembro nas Filipinas, Japão e Indonésia.
A governante fez este pronunciamento, sábado, à imprensa, após a vitória de Angola sobre Cabo Verde (80-67) e a consequente qualificação ao Mundial, a ser disputado em três países em simultâneo.
Palmira Barbosa, que não pormenorizou que tipo de apoio se referiu, afirmou apenas que tudo será feito para garantir as melhores condições de trabalho para que o combinado nacional represente o país ao mais alto nível.
Sobre a exibição dos "pupilos" de Pep Clarós, disse ser orgulho para o povo angolano pela entrega, independentemente da estatura física do adversário e principalmente por alcançarem o objectivo (qualificação) pelo qual o Estado Angolano investiu.
Trata- se da segunda vitória de Angola nesta última janela de qualificação, que decorre desde sexta-feira no pavilhão do Kilamba, depois do triunfo sobre Uganda (82-49), na sexta-feira.
Angola qualifica-se ao mundial pela nona vez, após ter estado nas edições de 1986 (Espanha), 1990 (Argentina), 1994 (Canadá), 2002 (Indianápolis, Indiana e Estados Unidos), 2006 (Japão), 2010 (Turquia), 2014 (Espanha) e 2019 (China). JAD/MC