Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Basquetebol: Liga júnior NBA envolve 20 escolas de Luanda

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 24 Setembro de 2024 | 20h58
1 / 3
Liga júnior de basquetebol
Liga júnior de basquetebol
José Donga-ANGOP
2 / 3
Liga júnior de basquetebol
Liga júnior de basquetebol
José Donga-ANGOP
3 / 3
Liga júnior de basquetebol
Liga júnior de basquetebol
José Donga-ANGOP

Luanda - Vinte escolas, das quais dez do município de Belas e o mesmo número de Talatona, participam da primeira edição da Liga de Basquetebol Júnior (Jr. NBA), a ser disputada de 28 deste mês a 14 de Dezembro próximo, em Luanda.   

Com a parceria do Governo local,  Panafricare, a NBA e uma empresa petrolífera, a prova, com características da liga norte-americana, vai decorrer nas quadras da escola Calandula do Kilamba e dos colégios Pitrucas do Camama e Patriota.

De acordo com a programação, o município de Belas corresponderá à Conferência Oeste e de Talatona, a Leste, devendo cada escola apresentar duas equipas de 12 atletas (masculinos e femininos), dos 10 aos 16 anos.

Na ocasião, o coordenador do projecto, José Pedro, que falava à imprensa, hoje (terça-feira), na capital do país, avançou que o evento reserva o estímulo académico, com programa que os motiva à estudar mais matemática, física, engenharia e outras cadeiras.

Explicou que, a intenção é captar novos talentos das modalidades, a partir das escolas, motivar as entradas para os clubes profissionais, bem como incentivá-los a formarem-se em cursos técnicos, incluindo medicina e Tecnologias.

Consta ainda do pacote instrução aos professores de educação física, que orientarão as respectivas equipas no evento, além de possíveis inovações nos recintos de jogos.

Por sua vez, o representante da empresa petrolífera, Fernando Pegado, afirmou que a integração da sua instituição no projecto é reforçar a prática desportiva nas escolas, por via do basquetebol, assim como ajudar os meninos na melhoria académica.

De igual modo, o director Nacional do Ensino Secundário, Orlando Lundoloqui, considerou ser uma iniciativa que serve de grande contribuição para o desenvolvimento dos desportos escolares.

Acrescentou que, a outra especialidade deste certame é o facto de dar mais força a modalidade e trazer uma componente fundamental em termos do desenvolvimento das ciências, que até hoje é uma área pouco explorada.

O representante do Panafricare no país, Wirsiy Peter, referiu que a escolha do basquetebol deve-se ao facto da prática ser pretendida por muitas crianças, o que “casa” com o projecto de incentivá-los aos estudos científicos.

Trata-se da primeira iniciativa do género, envolvendo as escolas do ensino secundário, a Jr.NBA realizou vários “camping” com crianças ligadas aos clubes profissionais.

JAD/VAB 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+