Luanda - Os jogadores da Selecção Nacional de basquetebol que evoluem no estrangeiro juntam-se ao grupo no domingo (19), altura em que se dará início a segunda fase de preparação, em Luanda, após estágio em Benguela.
Angola prepara a participação na quinta janela de qualificação (zona africana) ao Campeonato do Mundo de 2023, a decorrer de 24 a 26 deste mês, no pavilhão de Luanda, em Camama.
Fonte da Federação Angolana da modalidade afirmou que os hendecacampeões regressam sábado (18) à capital Luanda, após micro ciclo de preparação de aproximadamente 17 dias no Lobito.
Trata-se de Sílvio Sousa (extremo poste do Chorale Roanne de França), Dimitri Makonda (base do Sangalho Desporto Clube), Leonel Paulo e Gerónimo Luís (extremos do Sangalho Desporto Clube), António Monteiro (extremo do Sporting Clube de Portugal) e Eduardo Francisco (extremo do Sport Lisboa e Benfica).
Já os atletas do Petro de Luanda integram a partir desta terça-feira os trabalhos do combinado nacional, depois de a formação “tricolor” ter terminado um estágio na Sérvia, visando a Liga Africana de Clubes, cuja fase final decorrerá em Kigali (Rwanda).
Assim, o seleccionador Josep Clarós já pode contar com Childe Dundão e Gerson Domingos (bases), Gerson Lukeny (extremo Base), Teotónio Dó e Aldemiro João (postes).
Desde o início dos trabalhos, a equipa técnica do Combinado nacional efectuou triagem nesta corrida para o mundial, a decorrer no Japão, Filipinas e Indonésia.
Foram “vítimas” Agostinho Mayele (poste do Jesus Cristo Basketball), Manuel Bumbe (extremo do Clube de Formação Desportiva Kwanza) e Benção Vungo (Academia da NBA da África do Sul).
Sexta-feira próxima, antes do regresso à capital do país, Josep Clarós excluirá mais três jogadores, depois de no período anterior ter feito o mesmo com Ednilson Andrade (extremo do Petro de Luanda B) e Manuel Fortuna (base do Clube Formação Desportiva o Kwanza) e Eliseu João (extremo poste do Jesus Cristo Basketball). MC