D´Agosto surpreende e conquista Taça Independência

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 17 Novembro de 2022 | 22h54
1.º de Agosto conquista Taça Independência - Arquivo
1.º de Agosto conquista Taça Independência - Arquivo
Cedida

Luanda - O 1º de Agosto conquistou, nesta quinta-feira, a Taça Independência em basquetebol sénior feminino, com vitória sobre o Interclube, por 85-65, quando tudo indicava para um triunfo das contrárias.

Contra as campeãs em título, a formação militar até começou a perder os dois primeiros quartos, em jogo disputado no pavilhão Victorino Cunha, em Luanda, mas protagonizou a reviravolta nos dois quartos seguintes.

No conto do desafio, totalmente equilibrado, aponta-se o triunfo da formação da polícia no primeiro quarto, por 30-23, e outro no segundo, por 40-35, após a oponente ter dado já mostras de recuperação quando igualou a 30 pontos antes do Intervalo.

 No reatamento, para o terceiro período, o 1° de Agosto passou, pela primeira vez, à frente do marcador quando faltavam oito minutos para terminar o quarto, que venceu por 45-40.

Naquela altura, notou-se alguma desorganização táctica das pupilas de Julian Martinez, situação aproveitada pelas lideradas por Walter Costa, impondo uma diferença de 15 pontos (63-51).

No quarto decisivo, e já reorganizadas, as campeãs africanas melhoraram defensivamente, mas o 1.º de Agosto foi melhor em todos os capítulos, cavando uma vantagem de 24 pontos (77-53) a cinco minutos do fim.

Depois, até ao apito final, só foi preciso ao 1.º de Agosto melhor gestão em campo para destronar o Interclube do troféu que prestigia as celebrações da Independência Nacional, assinalada a 11 de Novembro de 1975.

 Rosa Gala, do 1.° de Agosto, foi a melhor marcadora, com 22 pontos, seguida de Cássia António, do Interclube, com 18.

Na classificação, primeira posição para o 1.º de Agosto, segunda para o Interclube e terceira para o 1.º de Agosto Academia, esta última derrotou as Formigas do Cazenga, no mesmo recinto, por 81-60.

O torneio quadrangular serviu, também, de preparação para as duas primeiras classificadas visando o Campeonato Africano de clubes, a disputar-se em Maputo (Moçambique), no mês de Dezembro.

 





+