Huambo – O presidente da Associação de Basquetebol na província do Huambo, Alcino Manuel, incentivou, esta sexta-feira, os clubes locais a buscarem patrocinadores dentro e fora do país, para a implementação do escalão sénior da modalidade.
Em declarações à ANGOP, a propósito dos projectos para o quadriénio 2024-2028, o dirigente desportivo disse ser um escalão profissional, cujo salto qualitativo as equipas locais precisam dar, com foco na profissionalização da modalidade a nível local.
Para tal, adiantou que a associação criou uma área de marketing para auxiliar os clubes na busca de patrocínios internos e externos.
Sublinhou que a implementação da categoria de sénior em qualquer modalidade, por ser profissional, é bastante complexa e não cabe à associação fazer, mas aos clubes, pois envolve custos financeiros, como o pagamento dos atletas e outras condições logísticas.
Alcino Manuel lamentou as dificuldades com que as equipas passam para encontrar patrocinadores, pois a disputa de um campeonato sénior no país não é concentrado e envolve despesas altas de logística, daí que os clubes estão com receio e apostam apenas na formação até aos juniores.
Relativamente aos projectos para o quadriénio 2024-2028, apontou, entre outros, a criação de parcerias com a associação local de professores de Educação Física, para a implementação do basquetebol nas escolas, para além da realização do campeonato nacional universitário, extensão da modalidade nos municípios e a criação de uma sede própria.
A Associação de Basquetebol na província do Huambo controla mais de 200 atletas, que jogam em sete clubes, nomeadamente o Petro do Huambo, JGM, 4 de Junho, Recreativo da Caála, Desportivo da Educação, Sport Huambo e Benfica “Mambroa” e o Ferrovia, para além de alguns núcleos. ZZN/JSV/ALH