Kigali (Do enviado especial) - O Al Ahly do Egipto conquistou, neste sábado, em Kigali (Rwanda), a terceira edição da Liga Africana de Basquetebol (BAL na sigla inglesa) ao vencer na final o As Douanes do Senegal, por 80-65.
O desafio, disputado no pavilhão Arena de Kigali, registou a maior enchente desde o início da fase final, onde, entre os convidados, esteve o Presidente do Rwanda, Paul Kagame.
Os egípcios jogaram em alta intensidade e venceram todos os períodos com os parciais de 17-10, 38-33, 63-46 e 80-65.
O sudanês do Al Alhy Anuwa Omot foi eleito MVP da competição.
O jogador, draftado pela NBA em 2018, hoje marcou 22 pontos, sendo o melhor cestinha do encontro.
Angola esteve representada na competição pelo Petro de Luanda, que de principal candidato ao título acabou na modesta quarta posição.
O representante angolano falhou a final depois da derrota por 86-92 frente ao AS Douanes do Senegal e novo desaire na classificativa para o terceiro lugar, por 65-73, frente ao Stade Malien do Mali.
Esta é a primeira vez que o campeão angolano falha o pódio nesta nova versão do evento em formato de Liga, depois da terceira posição em 2020 e da segunda em 2022.
O vencedor Al Ahly foi o segundo colocado na conferência Nilo, disputada no Cairo, onde o Petro de Luanda terminou na primeira posição, com dez pontos.
Palmarés
2021- Zamalek (Egipto)
2022 - Monastir (Tunísia)
2023 - Al Alhy (Egipto)
WR/MC