Huambo – A província do Huambo vai acolher, de 21 a 28 do corrente mês, a segunda edição do Campeonato Nacional de sénior feminino de basquetebol em cadeira de rodas, um ano depois de albergar a primeira.
A decisão surge por conta da desistência da província de Benguela, campeã em título, em albergar a competição, por alegada falta de condições, que por sinal, acolheu a fase experimental realizada em 2021, numa iniciativa do Comité Paralímpico Angolano (CPA), com o objectivo de promover a inclusão social efectiva das pessoas com deficiência.
A informação foi confirmada hoje, segunda-feira, à ANGOP, pelo presidente da Associação local dos Desportos Adaptados do Huambo, Jaime Chilala Loureiro, que assegurou ter já recebido, das autoridades governamentais locais, garantias para sediar, mais uma vez, o nacional da modalidade.
Neste momento, de acordo com o responsável a associação trabalha o Governo da província do Huambo, o Comité Paralímpico Angolano e os parceiros, na criação de condições para a realização com êxito da competição, em função dos resultados satisfatórios alcançados na primeira ocasião.
Do ponto de vista competitivo, fez saber que o Huambo poderá participar com duas equipas e cuja meta passa em conquistar o título e superar a terceira posição da edição passada.
Acrescentou que, até ao momento, oito manifestaram o interesse de participar, em representação das províncias de Benguela (uma), Bié (uma), Cuanza Sul (uma), Huambo (duas) e Luanda (duas).
Para melhor preparação das representantes, a província do Huambo realiza, desde o passado dia 03, a II edição do campeonato provincial unificado com a participação de quatro equipas, sendo duas masculinas (4 de Junho e Chapesseca) e o igual número de feminina (Amigas da Alexa Tomás e Amigas de Hito Capitalista “HC”), dois anos depois da primeira, ocorrida em 2021.
No último domingo (08/10), disputou-se a segunda jornada da prova, onde o 4 de Junho derrotou o Clube Chapesseca, por 21 – 18, e as Amigas da Alexa Tomás venceram as Amigas de HC, por 12 x 11.
Na primeira jornada, o Clube Chapesseca venceu as Amigas do HC, por 29-00, enquanto o 4 de Junho derrotou as Amigas da Alexa Tomás, por 38-2.
A prova é liderada pela formação 4 de Junho, com 4 pontos, seguida das Amigas da Alexa Tomás (3), Clube Chapesseca (3) e Amigas do HC (2 pts).
A IIª edição do provincial de basquetebol em cadeira de rodas está a ser disputada em sistema de todos contra todos a três voltas na fase regular, seguindo-se às meias-finais e final.
Na terceira e última jornada da primeira volta da fase regular, a disputar-se em data a anunciar ao longo da semana, as Amigas da Alexa Tomás vão jogar com Clube Chapesseca, enquanto as Amigas do HC terão pela frente o 4 de Junho.
A primeira edição da competição, uma iniciativa da Associação provincial dos Desportos Adaptados do Huambo, foi ganha pela equipa masculina da Caála, cuja maioria dos atletas compõem os Clubes do Chapesseca e 4 de Junho.
A mesma prova contou com a participação de cinco equipas, das quais três masculinas (campeã, Huambo e Bailundo) e as restantes duas femininas (JGM e Joel e Filhos). VKY/ALH