Luanda - O capitão da Selecção Nacional sénior masculino de basquetebol, Gerson Gonçalves " Lukeny ", afirmou que a qualificação para o Campeonato do Mundo é fruto do compromisso com a pátria.
Em declarações à ANGOP, domingo, no final do jogo diante da Nigéria, enalteceu a entrega do colectivo durante a preparação e nos três jogos realizados na última janela de apuramento ao evento mundial.
Adiantou, por outro lado, que, apesar de ser integrado por jovens, o grupo sabia das suas responsabilidades para com o país.
"Não estiveram agora alguns jogadores mais experientes, mas esta é a selecção de Angola. Ainda não ganhamos nada e temos que continuar a trabalhar ", disse.
Enquanto isso, o seu companheiro Milton Valente, afirmou que o público correspondeu com às expectativas ao incentivar o ‘’cinco’’ nacional aos três triunfos que valeram a qualificação à fase final do mundial da Ásia.
"O público esteve bem nos três jogos, apesar do nervosismo que apresentamos, porque não é fácil jogar em casa. A pressão é constante’’, reiterou.
Nos 12 desafios realizados nesta eliminatória, a equipa nacional venceu 10 e perdeu dois.
Nesta Janela, disputada no pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, Angola venceu os três jogos.
Sexta-feira, no primeiro confronto, superou o Uganda, por 82-49, novo triunfo na noite de sábado diante de Cabo Verde (80-67) e domingo na derradeira jornada derrotou a Nigéria (65-59).
O Campeonato do Mundo disputa-se no Japão, Indonésia e Filipinas, de 25 de Agosto a 10 de Setembro deste ano.WR/FN