Pretória (Do enviado especial) - O treinador do Petro de Luanda, José Neto, lamentou hoje (terça-feira), em Pretória, África do Sul, a saída do Dynamo do Burundi, na Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol, por motivos extra-desportivos.
Em declarações à ANGOP, em função da retirada da formação burundesa da competição continental, afirmou ser uma situação complicada, na medida em que cada país tem o seu perfil, identidade e filosofia de agir.
“Para o desporto, isso é triste. Uma equipa boa como o Dynamo não jogar por estas questões é duro, mas temos que respeitar as decisões e lidar com as consequências”, disse.
O campeão do Burundi, com quem o Petro devia jogar, esta tarde (12), foi afastado da prova, de acordo as regras da FIBA, em função de duas desistências no mesmo torneio, por recusar-se a usar equipamentos com a publicidade do Rwanda.
Burundi e Rwanda vivem divergências políticas, pressumindo-se que a decisão esteja vinculada a este factor.
O Dynamo, uma das cinco equipas estreantes na prova, efectuou apenas um jogo, em que venceu, na 1ª jornada, o anfitrião Cape Town Tigers, por 86 -73.
O comunicado da organização do evento, em relação ao assunto, esclarece que, os jogos da Conferência Kalahari serão disputados conforme o programado, agora com apenas três equipas. WR/VAB/MC