BAL: Totalista Petro entra na luta pelo título em Kigali

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 23 Maio de 2024 | 17h14
Equipa do Petro de Luanda em basquetebol
Equipa do Petro de Luanda em basquetebol
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O Petro de Luanda entra como candidata à conquista da quarta edição da Liga Africana de Basquetebol (BAL- sigla em inglês), cuja fase final inicia sexta-feira, na cidade de Kigali, Rwanda.

O representante angolano, totalistas em fases finais, defronta sábado o Monastir da Tunísia, no reeditar da final de 2022, ganha pelos tunisinos, por 83-72.

No duelo, o Petro vai reencontrar o poste sul-sudanês Ater Majok, o seu antigo jogador e agora ao serviço do Monastir.

Nesta maior competição a nível de clubes do continente, o campeão de Angola persegue o título desde 2021, em que ocupou a terceira posição, posterior segundo lugar, em 2022, e quarto classificado, em 2023.      

Das oito formações participantes, apenas os “petrolíferos” estiveram nas quatro fases finais, enquanto que o Al Ahly de Bengazi (Líbia), Fus Rabat (Marrocos) e Rivers Hoopers (Nigéria) fazem a estreia na prova.

O Al Ahly do Egipto, As Douanes do Senegal, Cape Town Tigers da África do Sul e Monastir da Tunísia, participaram de forma alternada no evento, sob a égide da FIBA-África e da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Na abertura, sexta-feira, defrontam-se Al Alhy de Bengazi-CapeTownTigers, e no mesmo dia, o Al Alhy do Egipto, detentor do título, mede forças com o Fus Rabat de Marrocos.

Ainda, no sábado, o Rivers Hoopers (Nigéria) joga diante do As Douanes (Senegal), esta vice-campeã em título.

Até à data, as equipas do norte de África foram as vencedoras da prova na versão de Liga, casos do Zamalek (2021), Monastir (2022) e Al Alhy (2023).

WR/VAB

 





+