Pretória ( Do enviado especial) – O Dynamo do Burundi aguarda por uma decisão do seu governo para defrontar o Petro de Luanda, esta terça-feira, em jogo da 3ª jornada da Liga Africana de Basquetebol, que decorre em Pretória (África do Sul).
O Dynamo continua a treinar, mas ainda sem autorização de usar o equipamento (camisolas e calções) com o logótipo "Visit Rwanda", uma iniciativa dos patrocinadores da competição, que vai na quarta edição.
Na primeira jornada, no sábado, onde o Dynamo venceu o CapeTownTigers, por 86 -73, o equipamento foi utilizado sem qualquer proibição.
A tensão diplomática entre Burundi e o Rwanda deteriorou-se em Abril de 2015, na sequência da contestação contra o terceiro mandato do então Presidente Pierre Nkuruzinza falecido em 2020.
Na segunda jornada os burundeses já haviam sido derrotados por falta de comparência pelo FUS de Rabat, devido a este mesmo problema ligado a publicidade no equipamento.
O campeão angolano, surpreendido na jornada inaugural, pelo Fus de Rabat, com quem perdeu por 73-82, recuperou o seu rótulo de candidato a vencedor da conferência diante dos anfitriões a quem venceu por 100-88.
Frente aos burundeses, que pela primeira vez disputam a BAL, os tricolores precisam de uma vitória para continuar nos dois primeiros lugares.
A jornada compreende ainda o duelo entre o CapeTownTigers e o Fus de Rabat às 19 horas.
Classificação
1º Fus de Rabat - 04
2º Petro de Luanda - 03
3º Dynamo - 03
4º CapeTownTigers- 3
Angop/ WR