Lubango - O governador da Huíla, Nuno Mahapi, afirmou no domingo, no Lubango, a pertinência de investir-se mais nas tradicionais corridas “200 kms da Huíla”, para a manutenção da marca que granjeou no âmbito das centenárias festas da Nossa Senhora do Monte e evitar que pilotos locais representem outras cidades.
Falando à imprensa, no final da corrida de carros e motos, o governador disse que um dos investimentos a ser feito passa por potencializar as equipas locais com meios de vários tipos, para que a sua prestação seja ainda melhor.
Segundo o responsável, o cadastramento das equipas na Associação Provincial dos Desportos Motorizados, vai permitir que os pilotos tenham mais vontade e incentivo em representar a província, ao contrário do que sucede hoje, em que os mesmos são da Huíla, mas correm em nome de outras províncias onde recebem apoios.
"A ideia visa buscar melhores de investimentos para que o nosso desporto seja sempre o mais forte no país, porque temos condições para efeito", disse.
Nuno Mahapi elogiou igualmente o nível de organização da Associação local dos Desportos Motorizados, bem como a postura dos cidadãos que assistiram o evento, que não dificultaram a actividade da Polícia Nacional.
O piloto Sandro Dias, da equipa Core Auto do Lubango, venceu hoje, domingo, no Lubango, as tradicionais corridas dos “200 km da Huíla” em automobilismo, na principal categoria, a Sport, com 50 pontos.
Em motos, na classe de AGP/600 centímetros, a equipa 1000 Graus Racing venceu, com o piloto, do Lubango, Alexandre de Almeida, secundado por Ivens dos Santos e Hugo Caldeira das equipas JF-Pescas e Cuando Cubango Lda, das províncias do Namibe e Cuando Cubango.
Assistiram a prova mais de 100 mil pessoas provenientes de vários pontos do país.