Luanda – Três fundistas vão representar a província do Cuanza Sul na 14ª edição da prova adaptada em atletismo, denominada “Taça Sayovo”, a disputar-se este sábado, em Luanda.
Trata-se dos fundistas Augusto Morais, da classe T46, Manuel Jaime (T47) e Mariana Capequeno (T20), que já se encontram na capital do país (Luanda).
Em declarações, esta sexta-feira, à ANGOP, o vice-presidente da Associação Paralímpica da Província do Cuanza Sul, Abel Bravo, garantiu estarem criadas as condições para uma participação condigna dos atletas na prova.
“Como é habitual, a província do Cuanza Sul tem sido bem representada nestas provas, razão pela qual os nossos atletas já venceram competições nacionais, como é o caso da São Silvestre”, salientou.
Entretanto, o dirigente desportivo fez saber que a instituição debate-se com sérias dificuldades para exercer a sua actividade, com destaque para a falta de transporte, de material desportivo e de campo para treinos.
A “Taça Sayovo” foi instituída em 2005 pelo Ministério da Juventude e Desportos, em homenagem aos êxitos desportivos do velocista José Sayovo Armando, triplo recordista mundial e paralímpico, nas distâncias dos 100, 200 e 400 metros, disputados em 2004, na cidade de Atenas, Grécia.
A edição passada, classe T11, foi ganha por João Feliciano, atleta da província do Bié, com o tempo de 37min e 26 segundos. Em femininos, o triunfo coube a Maria Joaquim, da província do Huambo, cronometrando 53 minutos e 25 segundos.