Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Meia Maratona da Paz avaliada em Akz 54 milhões

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 18 Janeiro de 2023 | 19h37
Pormenor de uma prova de atletismo
Pormenor de uma prova de atletismo
Domingos Cardoso

Luanda - A segunda Meia Maratona Internacional da Paz, a disputar-se no dia 4 de Abril, em Luanda, está inicialmente orçada em 54 milhões de Kwanzas, mais 20 do que a edição anterior de 2022.

O facto foi esta quarta-feira anunciado à imprensa, na capital do país, pelo coordenador da prova, Adriano Nunes, esclarecendo que o valor pode acrescer de acordo com o número de participantes, já que estimam por cerca de três mil concorrentes.

Disse que as inscrições, iniciadas nesta quarta-feira e com o fecho marcado para 15 de Março, terão  três fases, sendo que nas duas primeiras, de 18 deste mês até 28 de Fevereiro, das quais os atletas federados e os de elite obterão dorsais personalizados.

Na terceira e última fase de inscrições, de 1 a 15 de Março, os participantes não terão dorsais personalizados.

Adriano Nunes explicou que os inscritos na primeira e segunda fase terão dorsais personalizados por causa da antecipação da feitura vinda do exterior do país, além da cedência de vistos para os  estrangeiros, tendo em conta as questões burocráticas.

As inscrições podem ser feitas pelas plataformas digitais WWW.tchacosport.ao, E-mail: crdseventosangola@hotmail.com, Facebook: MeiamaratonadapazAngola e Whatsapp: 00 244 923 508 703.

Também por via dos locais de maior concentração na capital do país, nomeadamente, Largo da Mutamba, Cidadela Desportiva e Vila de Viana.

A prova manterá o mesmo percurso de 21.0975 Km da edição anterior. Partida defronte ao Porto de Luanda e chegada na Avenida António Agostinho Neto (frente ao Mausoléu).

Acontecerá o mesmo como a corrida da família, com apenas cinco km.  

Quanto aos vencedores, a organização reserva prémios em dólares americanos para os atletas de elite, em ambos os sexos.

O primeiro classificado vai receber seis mil dólares americanos, o segundo cinco mil e o terceiro quatro mil.

Para os atletas federados, reserva-se 250 mil Kwanzas para o primeiro, 200 mil para o segundo, 150 mil para o terceiro e 50 mil para o décimo colocado.

Os concorrentes populares e atletas deficientes (paralímpicos) serão premiados com 200 mil, 150 mil e 100 mil Kwanzas, respectivamente, ao passo que o veterano será agraciado com 150 mil.

Segundo a comissão organizadora, será oferecido um bónus adicional de mil dólares americano ao atleta que quebrar o recorde da corrida de 2022 que é de 1.03.17, para os masculinos, e 1.11.52 para os femininos.

Na edição passada da Meia Maratona da Paz, o primeiro lugar em masculino coube ao fundista queniano Isaac Chebuyo, com o tempo de 1.3.17, seguido dos seus compatriotas Leonard Langat (1.03.20) e Albert Kangogo(1.03.28).

Em feminino, triunfou a etíope Yalemget Mekuriyaw, que cronometrou 1.11.52, secundada por Violah Motosio (1.13.25) e Damaris Mutua (1.14,39), ambas do Bahrain.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+