Atletismo: Interclube vence nacional em estrada

     Desporto           
  • Huambo     Domingo, 28 Abril De 2024    07h21  
Prova de Atletismo
Prova de Atletismo
DR

Huambo – A equipa do Interclube venceu, este sábado, na cidade do Huambo, a 42º edição do Campeonato Nacional sénior unificado de atletismo em estrada, nas categorias individuais e por equipa.

Dos 54 inscritos, correram 36 atletas, sendo oito femininos, nas categorias individuais e por equipas do Petro de Luanda, Interclube, 1º de Agosto, Bravos do Maquis, da Selecção de Benguela, Joca Sport do Cuanza Sul, Chiwewe Sporting Clube do Huambo e das selecções municipais da Caála, Chinjenje, Ecunha e Longonjo.

Iniciada no polígono florestal da Chianga e o término no Jardim da Cultura, a prova teve um percurso de 15 quilómetros.

Em individual masculino, venceu Daniel Emílio, do Interclube, com 45 minutos, nove segundos e 32 décimos, secundado por Severino Vicente, do Petro de Luanda, com 46 minutos, 37 segundos e oito décimos, ao passo que João Cativa, do Interclube, com 46 minutos, 58 segundos e 17 décimos, ocupou a última posição do pódio (3ª).

Na classe feminina, o pódio foi preenchido por Lúcia Kapingala, Alda Paulo e Adelaide Machado, todas do Interclube, na primeira, segunda e terceira posições, respectivamente, num trajecto de 55 minutos e 12 segundos, 55´e 42 seg e 57´e 01 seg.

Por equipa, em masculino, o Interclube classificou-se em primeiro lugar, secundado pelo Petro de Luanda, enquanto o Joca Sport do Cuanza Sul, ficou em terceiro.

Em feminino venceu, igualmente, o Interclube, ao passo que o Chiwewe Sport Clube ficou em segundo lugar.

No final, a vice-presidente da Federação Angolana de Atletismo, Judith dos Santos, fez um balanço positivo da prova, pois foram cumpridos os requisitos exigidos pelos atletas, que demonstraram toda a sua capacidade competitiva.

Explicou que a prova foi realizada pela sétima vez consecutiva na província do Huambo, por ser uma região tradicional no desporto, particularmente, no atletismo.

Por sua vez, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da província do Huambo, Jeremias Piedade, em representação da governadora Lotti Nolika, mostrou disponibilidade desta região do país em acolher as provas e as modalidades nacionais, por ter as condições criadas para o efeito.

Disse que o sentimento é de dever cumprido, dada a boa prestação dos atletas, sobretudo, da Lúcia Kapingala, natural do Huambo, vencedora em feminino pelo Interclube.

Na última edição do Campeonato Nacional de Atletismo em estrada, também, realizado na cidade do Huambo, em 2023, o Interclube venceu, igualmente, nas categorias individuais e por equipa. ZZN/ALH





+