Luanda- Seis milhões e 500 mil Kwanzas é o valor disponibilizado pelo Petro Atlético de Luanda para a realização da I edição do Grande Prémio ‘’André Quitongo’’, em atletismo, agendada para o dia 14 de Janeiro de 2023, nesta cidade.
A prova de 10 quilómetros, que contará com fundistas federados, paralimpicos, populares e trabalhadores do clube, foi apresentada nesta sexta-feira em conferência de imprensa pela organização.
A competição, que contará com o apoio técnico da Associação provincial de atletismo de Luanda, visa homenagear o antigo treinador do clube petrolífero e referência do atletismo nacional, André Quitongo, falecido em 2021.
Os primeiros classificados federados nas duas classes receberão o prémio de 300 mil kwanzas, contra kz 250 mil para o segundo lugar. Os concorrentes que terminarem na terceira posição serão premiados com 200 mil kwanzas cada.
Nos paralimpicos, saliente-se, os vencedores serão agraciados com 75 mil cada, contra 60 mil do segundo posto e kz 45 mil da terceira posição.
Os líderes do pódio dos trabalhadores e populares serão contemplados com kz 75 mil.
O tiro de largada será dado no largo do Atlético, devendo percorrer por várias artérias, designadamente, Rainha Ginga, Jornal de Angola, Rocha Monteiro, Sede do Clube Petro de Luanda e rua Gamal Abdel Nasser.
Passará também pelo Museu de História Natural, Kinaxixi, avenida Comandante Valódia, NCR, Hochi Minh, Escola Nzinga Mbandi, largos 1º de Maio, Heroínas, Faculdade de Direito e Centro Integrado de Segurança Público (CISP).
Vai percorrer ainda o IMEL, Jumbo com chegada no Campo Catetão, de acordo com o director da prova, Augusto Sawaia.
No seu historial, André Quintongo que iniciou a carreira como treinador do atletismo no Petro de Luanda, em 1980, destaca-se entre outros cargos como antigo coordenador da comissão técnica nacional de atletismo (1984-1990).