Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Centenas de atletas inscritos para a corrida da Paz     

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 15 Março de 2022 | 15h36
Pormenor de uma prova internacional de atletismo-Arquivo
Pormenor de uma prova internacional de atletismo-Arquivo
Francisco Miúdo/Arquivo

Luanda – Um total de mil 174 atletas, entre nacionais e estrangeiros, estão já inscritos para a Meia Maratona Internacional da Paz, em atletismo, a disputar-se no dia 4 de Abril, em Luanda, confirmou hoje, terça-feira, a organização do evento.       

Em conferência de imprensa, realizada numa das unidades hoteleiras da capital do país, onde foi abordada aspectos organizativos da prova de 21,0975 quilómetros, o coordenador do evento, Carlos Rosa, reconfirmou a presença de concorrentes do Quénia, Etiópia, Somália, Zâmbia, Namíbia e Barém.

Dos cinco países do continente africano, com acréscimo do Barém, perfaz um total de 38 corredores estrangeiros, dos quais 24 masculinos e 14 femininos.  

Também foram divulgados os nomes e marcas dos referidos competidores, que começam a chegar ao país no próximo dia 1 de Abril, com hospedagem no Complexo do Futungo.            

Quanto aos internos, estão confirmados o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e populares, onde constam pelo menos 60 senhoras. O total geral é de 73 atletas da classe.

A organização prevê uma participação de cerca de cinco (5) mil concorrentes.             

No encontro com os jornalistas, que também contou com a presença do vice-presidente da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Jorge Cruz, foram ainda apresentados os regulamentos da prova.           

A presença de um agrimensor sul-africano do órgão reitor mundial, que chega no final deste mês, para certificar o percurso, foi ainda confirmado pelo director de prova, Adriano Nunes, que também detalhou o asseguramento policial, medidas de contenção do Covid-19, controlo anti-doping e prémios.         

Suportada por patrocinadores, a Meia Maratona da Paz está orçada em 74 milhões de Kwanzas. Além da competição principal, também se inclui a prova da família, num percurso de apenas 7.500 quilómetros.      

Os dias 1 e 2 de Abril estão reservados a entrega dos kits, que contém os dorsais, chips e camisolas.   

Com o tiro de largada às 8h00, a corrida inicia na Rua das Kipakas (Zona do Bungo) segue à esquerda para a Avenida 4 de Fevereiro (Marginal de Luanda), passando pela rua Murtala Mohamed até ao Farol Velho (Ilha do Cabo) e regressa no sentido ascendente para o Memorial António Agostinho Neto, na Praia do Bispo (meta).

As inscrições para o evento inédito iniciaram no dia 26 de Janeiro, pela plataforma online, devendo o interessado apresentar uma cópia do Bilhete de Identidade e o certificado de vacina.

Apesar de gratuitas, no acto de levantamento do kit de participação, cada concorrente deverá pagar simbolicamente 500 kwanzas, valores a serem entregues a um lar de infância ainda não identificado.

De acordo ainda com o antigo presidente da FAA, Carlos Rosa, hoje (dia 15 de Março) iniciam-se as inscrições presenciais, no Complexo da Cidadela, Casa da Juventude (município de Viana), no Porto de Luanda e no Largo do Baleizão (Baixa de Luanda).

Os vencedores da Meia Maratona internacional, em ambos os sexos, receberão de prémio seis mil dólares norte americanos cada. Também estão previstos prémios aos melhores populares e veteranos, este último nas sete categorias.       

A competição, em comemoração ao 4 de Abril, que marca a assinatura do Memorando de Entendimento pondo fim ao conflito armado, em 2002, é organizada pela  CRDS Eventos Angola, em colaboração com a Tchaco Sports, esta última para a cronometragem.  

 

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+