Lubango - Duzentos e 20 fundistas participam sábado, nesta cidade, da 36ª edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato, nos escalões de juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.
Aprova, a ter lugar no complexo turístico da Nossa Senhora do Monte, arredores do Lubango, será realizada num percurso de sete quilómetros, para os juvenis, em masculinos, e quatro quilómetros, em feminino.
Já em juniores masculinos, oito quilómetros, ao passo que em femininos, seis quilómetros. Já os seniores em masculinos e femininos vão percorrer 10 quilómetros.
A competição contará com atletas da província de Huíla, Namibe, Luanda, Cuanza Sul, Huambo e Bié.
Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, no Lubango, o secretário da Associação Provincial de Atletismo, Augusto Seco, informou que a Huíla vai participar com 197 atletas, 140 dos quais do projecto Okuhateca, em representação dos 14 municípios.
A edição anterior, percorrida em dez quilómetros, em individual, na comuna da Palanca, no município da Humpata, foi vencida por atletas do Interclube.
Em masculino o triunfo coube a David Elias, ao cortar a meta em 35 minutos, 47 segundos e 30 décimas, enquanto que em femininos venceu Ernestina Paulino, com o tempo de 40 minutos, 47 segundos e 56 décimas.