Saurimo – O misto de basquetebol em paralímpico da província da Lunda Sul beneficiou hoje, sexta-feira, de 12 cadeiras de rodas, soube ANGOP da instituição fornecedora do referido material.
A doação resulta da responsabilidade social da empresa “Labocheck”, dedicada à área da saúde.
Segundo o director do centro médico Labocheck, Aníbal Janota, as cadeiras foram importadas do Brasil e oferecem uma boa resistência, assegurando que elas possam servir por muitos anos aos beneficiários.
Por seu turno, a presidente da Associação Provincial do Desporto Adaptado, Paula Martins, referiu que o gesto chega num momento singular, uma vez haver carência gritante de cadeiras de rodas na província, daí ter parabenizado a iniciativa da empresa Labocheck.
“Para nós, uma cadeira de rodas, para além de facilitar a locomoção da pessoa, também garante mais dignidade e promoção da sua inclusão na sociedade”, disse.
Explicou que muitos associados são estudantes, funcionários e comerciantes e apresentam dificuldades de frequentarem escolas ou exercer a sua actividade condignamente.
Já, o capitão da equipa, Enoque Grego, de 40 anos de idade, residente no bairro Sassamba, mostrou-se satisfeito com o gesto e referiu que está há 12 anos com a mesma cadeira, e que encontra-se em mau estado.
“Agora, com a nova cadeira vai ajudar na sua locomoção ao serviço e noutros espaços da circunscrição sem nenhum constrangimento”, enfatizou.
A Associação Provincial de Paralímpicos na Lunda Sul controla 80 atletas, distribuídos em diferentes modalidades.