Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Atletas do Huambo na 68ª edição São Silvestre intensificam preparação

     Desporto              
  • Huambo • Quinta, 26 Dezembro de 2024 | 10h54
Sao Silvestre 2023
Sao Silvestre 2023
Domingos Cardoso - ANGP

Huambo – Os 23 atletas representantes da província do Huambo na 68ª edição da São Silvestre intensificaram, esta quinta-feira, os últimos treinos para a corrida que sai às ruas de Luanda no dia 31 do corrente mês.

Trata-se de 15 atletas paralímpicos e oito olímpicos seleccionados, que, no circuito fechado da estufa-fria, entre às 06 horas e 08 horas, realizam os treinos matinais, com foco na boa prestação na prova de 10 de quilómetros.

Em declarações, esta quinta-feira, à ANGOP, o presidente da Associação local de Atletismo, Cleofas Camoni Jorge, disse que os preparativos decorrem há seis meses e foram realizadas várias provas, tendo em conta que os atletas almejam uma oportunidade para serem absorvidos pelos clubes.

“A par de ser uma prova internacional, a São Silvestre serve de janela de oportunidades para os atletas que despontam em encontrar um melhor clube, que lhe dê as dignas condições sociais e económicas”, frisou.

Para tal, adiantou que as condições dos seleccionados estão criadas e a delegação deslocar-se-á a Luanda, capital do país, no próximo sábado (28), com apoio do Governo da província do Huambo.

O percurso tem início no Largo da Mutamba, passando pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro e Ho-Chi-Minh, Alamedas Manuel Van-Dúnem, largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e termina no Estádio dos Coqueiros.

Na 67ª edição, em 2023, a província do Huambo foi representada por 20 atletas, entre olímpicos e paralímpicos.  

Histórico da corrida

A corrida pedestre de fim-de-ano “São Silvestre” foi instituída pela Igreja Católica, em memória ao Papa com o mesmo nome, natural de Roma (Itália) que governou no período de 314 a 315 depois de Cristo e morreu a 31 de Dezembro.

Devido aos seis feitos em defesa da fé, para além de ter construído as basílicas de São Pedro, a lateranense, que se tornou residência dos papas, a Igreja Católica acolheu a data para canonizá-lo.

Das manifestações em torno da morte do Santo Papa, destaca-se a prova pedestre, aberta a todos os cidadãos, numa homenagem que começou em Roma, mas que se estendeu pelo mundo, tornando-se na corrida mais popular ao longo dos tempos.

Em Angola, a prova começou a ser disputada em 1954, porém em 1985 passou a designar-se Demosthenes de Almeida, em homenagem ao impulsionador do atletismo nacional, Demosthenes de Almeida Clington. Em 2002 passou a chamar-se novamente São Silvestre.

Inicialmente com carácter nacional, sua internacionalização registou-se apenas em 1964, com um domínio dos atletas etíopes, tanto masculinos, como femininos, com 10 e cinco triunfos, respectivamente.

A prova já contou estrelas do atletismo mundial, como Haile Gebrselassie (2011), Zersenay Tadese (2013) e Priscah Jeptoo, campeã feminina da maratona de Londres e de Nova Iorque.

Apenas em duas ocasiões o evento desportivo de massas foi interrompido, 1961 e 1978. Em 2021, foi excepcionalmente disputado em Março de 202, devido às implicações da pandemia da Covid-19.

A edição de 2024 foi vencida pelo atleta namibiano Daniel Paulus, que percorreu os 10 quilómetros da prova em 29 minutos e 32 segundos, enquanto a sua compatriota Helalia Johannes ganhou em feminino (34:08). ZZN/ALH





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+